Por uma identidade docente antirracista
o percurso acadêmico de jovens estudantes negras em um curso de geografia
DOI:
https://doi.org/10.5007/2359-1870.2025.e107471Palavras-chave:
Geografia, Formação Docente, Juventudes, Questões de gênero, Questões raciaisResumo
As pesquisas acerca da formação inicial docente, das juventudes, das questões de gênero e das questões raciais são muito relevantes, visto que conseguimos compreender como está sendo desenvolvida a formação de professores, bem como os desafios que as jovens mulheres negras enfrentam nos desdobramentos de sua formação profissional. O objetivo central buscou analisar como é constituído a identidade docente nos desdobramentos da formação inicial em Geografia, visando compreender os desafios envolvidos nesse processo. Como estratégia metodológica, foram efetuadas duas entrevistas estruturadas, tendo aproximadamente uma hora de duração com as sujeitas da pesquisa. Como resultados, as participantes apontaram a significância de abordar as questões raciais em sala de aula, trazendo os próprios territórios negros que existem na cidade como exemplo prático. Sendo assim, essa pesquisa contribui para o campo de pesquisa da Geografia e da Educação, visto que os temas abordados fazem parte de suas áreas, mas com vieses dessemelhantes.
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