Uso de aplicativos no ensino de geologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2359-1870.2025.e107819

Palavras-chave:

Geologia, Ensino, Maranhão

Resumo

Para o ensino de Geografia e Ciências, especialmente Geociências, é fundamental entender o que é a Terra, incluindo sua origem, composição, estrutura, história e os processos que deram origem ao estado atual. O objetivo desta pesquisa foi criar um aplicativo que abordasse a geologia do Maranhão para o Ensino Fundamental II e Médio, bem como sugerir o uso de tecnologias como uma ferramenta para ensinar Geologia a professores e alunos na Educação Básica. A metodologia consistiu em um estudo teórico e prático, com a criação de um aplicativo. Para embasar teoricamente a geologia do Maranhão, foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Como resultado, foi realizada uma busca e análise criteriosa dos aplicativos encontrados sobre o assunto. Encontrou-se que os aplicativos geocientíficos ainda eram poucos. Devido ao grande desenvolvimento tecnológico atual, os conteúdos dos aplicativos existentes são difíceis de entender para alunos da Educação Básica.

Biografia do Autor

Aichely Rodrigues da Silva, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina, com estágio de Doutorado Sanduíche na Universidade do Algarve (Portugal). Mestra em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Maranhão. Professora da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA). Coordenadora da Editora Universitária da UEMASUL. Foi professora efetiva da Secretária Municipal de Educação (SEMED) de Imperatriz - MA. Professora do Programa Ensinar de Formação de Professores da UEMA. Bolsista Produtividade (UEMASUL). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física e Cartografia. Líder do Grupo de Pesquisa Água, Saneamento e Saúde (GPASS). Membro do Instituto Virtual para o Desenvolvimento Sustentável (IVIDES). Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Imperatriz (IHGI). Editora da Revista InterEspaço. Membro do Observatório do Mapeamento Participativo. Coordenadora do Observatório da Amazônia Oriental (OAO). Atua principalmente nos seguintes temas: paisagem ribeirinha, bacias hidrográficas, qualidade das águas superficiais e geografia da saúde.

 

 

Rones Dias de Abreu, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Possui graduação em História pelo Centro de Ensino Superior de Maringá. Graduanda em Geografia pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, por meio do Programa Caminhos do Sertão. É bolsista no Projeto de Inovação, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).

 

 

Jackeline de Melo Carvalho, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Bacharela em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Internacional (Uninter). Graduanda em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão e pós-graduanda em Informática na Educação pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Professora da Educação Básica.

 

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Publicado

2025-11-26