Uso de aplicativos no ensino de geologia

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/2359-1870.2025.e107819

Keywords:

Geologia, Ensino, Maranhão

Abstract

For teaching Geography and Sciences, especially Geosciences, it is essential to understand what the Earth is, including its origin, composition, structure, history, and the processes that have led to its current state. The aim of this research was to create an application that addresses the geology of Maranhão for Elementary and High School, as well as to suggest the use of technologies as a tool for teaching Geology to teachers and students in Basic Education. The methodology consisted of a theoretical and practical study, with the creation of an application. To theoretically support the geology of Maranhão, a bibliographic research was conducted. As a result, a thorough search and analysis of the found applications on the subject were carried out. It was found that geoscientific applications were still few. Due to the significant technological development today, the contents of the existing applications are difficult to understand for Basic Education students.

Author Biographies

Aichely Rodrigues da Silva, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina, com estágio de Doutorado Sanduíche na Universidade do Algarve (Portugal). Mestra em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual do Maranhão. Professora da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA). Coordenadora da Editora Universitária da UEMASUL. Foi professora efetiva da Secretária Municipal de Educação (SEMED) de Imperatriz - MA. Professora do Programa Ensinar de Formação de Professores da UEMA. Bolsista Produtividade (UEMASUL). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Física e Cartografia. Líder do Grupo de Pesquisa Água, Saneamento e Saúde (GPASS). Membro do Instituto Virtual para o Desenvolvimento Sustentável (IVIDES). Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Imperatriz (IHGI). Editora da Revista InterEspaço. Membro do Observatório do Mapeamento Participativo. Coordenadora do Observatório da Amazônia Oriental (OAO). Atua principalmente nos seguintes temas: paisagem ribeirinha, bacias hidrográficas, qualidade das águas superficiais e geografia da saúde.

 

 

Rones Dias de Abreu, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Possui graduação em História pelo Centro de Ensino Superior de Maringá. Graduanda em Geografia pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão, por meio do Programa Caminhos do Sertão. É bolsista no Projeto de Inovação, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (FAPEMA).

 

 

Jackeline de Melo Carvalho, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão

Bacharela em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Internacional (Uninter). Graduanda em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão e pós-graduanda em Informática na Educação pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Professora da Educação Básica.

 

References

ALMEIDA, C. N.; ARAÚJO, C.; MELLO, E. F. Geologia nas Escolas de Ensino Básico: a experiência do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Terra e Didática, Campinas, SP, v. 11, n. 3, p. 150–161, 2015. DOI: 10.20396/td.v11i3.8643643. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8643643. Acesso em: 1 out. 2025.

BADZINSKI, C.; HERMEL, E. E. S. A representação da genética e da evolução através de imagens utilizadas em livros didáticos de Biologia. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 17, n. 2, p. 434-454, 2015. DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172015170208. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/wfjxZhh4zdJqTBRGDkKtpDh/?lang=pt. Acesso em: 25 jun. 2024.

BANDEIRA, I. C. N. Geodiversidade do Estado do Maranhão. Teresina: CPRM, 2013. 294 p.

BRANDÃO, J. N. C. As TIC e suas contribuições no processo ensino-aprendizagem. Monografia (Especialização em Gestão Escolar) - Universidade de Brasília, Brasília, 2014. 52 p.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: www.planalto.gov.br. Acesso em: 27 jun. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Documento Curricular do Território Maranhense: para a Educação Infantil e o Ensino fundamental. Rio de Janeiro: FGV, 2019. 487 p.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acesso em: 20 out. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CARDOSO, R. Dinossauro de Davinópolis tem cerca de 100 milhões de anos, apontam cientistas. G1MA, 11/10/2022, 07h46. Disponível em: https://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2022/10/11/dinossauro-de-davinopolis-no-maranhao-tem-cerca-de-100-milhoes-de-anos-apontam-cientistas.ghtml. Acesso em: 15 ago. 2023.

CARNEIRO, C. D. R.; BARBOSA, R.. Projeto Geo-Escola: Disseminação de Conteúdos de Geociências por Meio do Computador para Docentes de Ciências e Geografia no Nível Fundamental em Jundiaí-Atibaia, SP. Geologia USP. [S./l.], Publicação Especial, v. 3, p. 71–82, 2005. DOI: 10.11606/issn.2316-9087.v3i0p71-82. Disponível em: https://revistas.usp.br/gusppe/article/view/45371. Acesso em: 1 out. 2025.

CARNEIRO, C. D. R.; TOLEDO, M. C. M. de. Dez motivos para a inclusão de temas de geologia na educação básica. Revista Brasileira de Geociências, [S./l.], v. 34, n. 4, p. 553-560, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.25249/0375-7536.2004344553560. Acesso em: 1 out. 2025.

CARNEIRO, M. A. LDB fácil: leitura crítico-compreensiva, artigo a artigo. 23 ed. Petrópolis: Vozes, 2015. 552p.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

COMPIANI, M. Geologia/Geociências no Ensino Fundamental e a Formação de Professores. Geologia USP. Publicação Especial, [S./l.], v. 3, p. 13–30, 2005. DOI: 10.11606/issn.2316-9087.v3i0p13-30. Disponível em: https://revistas.usp.br/gusppe/article/view/45367. Acesso em: 1 out. 2025.

COUTINHO, C. P.; BOTTENTUIT JUNIOR, J. B. Blog e Wiki: Os Futuros Professores e as Ferramentas da Web 2.0. 2007. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/7358/1/Com%20SIIE.pdf. Acesso em: 29 abr. 2023.

FÁBRICA DE APLICATIVOS - FABAPP. Fabapp: fazer aplicativos sem programação. [s./d.]. Disponível em: https://app.vc/geomar. Acesso em: 20 out. 2024.

GUIMARÃES, E. M. A contribuição da Geologia na construção de um padrão de referência do mundo físico na educação básica. Revista Brasileira de Geociências, São Paulo. v. 34, p. 87-94, 2004. DOI:10.25249/0375-7536.20043418794. Disponível em: https://ppegeo.igc.usp.br/portal/wp-content/uploads/tainacan-items/15906/45278/9501-11188-2-PB.pdf. Acesso em: 1 out. 2025.

GOOGLE PLAY. Google Play Store: aplicativos móveis. [S./d.]. Disponível em: https://play.google.com/. Acesso em: 25 out. 2024.

KAPP, K. M. The Gamification of learning and Instruction: Game-based Methods and Strategies of Training and Education. San Francisco, CA: Pfeiffer, 2012.

LUDKE, M.; ANDRE, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MIRANDA, G. L. Limites e possibilidades das TIC na educação. Sísifo: Revista de Ciências da Educação, [S./l.], n. 3, p. 41-50, 2007. Disponível em: https://cmapspublic.ihmc.us/rid=1GGFL9K5M-S4NT9K-2BF8/sisifo03PT03.pdf. Acesso em: 20 out. 2024.

MÜNCHEN, S. V.; SCHWANKES, C. O uso de aplicativos para o ensino de Geociências na educação básica. Terrae Didatica, Campinas, SP, v. 16, p. e020012, 2020. DOI: 10.20396/td.v16i0.8656092. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/td/article/view/8656092. Acesso em: 2 out. 2024.

NICHELE, A. G. Tecnologias móveis e sem fio nos processos de ensino e de aprendizagem em Química: uma experiência no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. São Leopoldo: Programa de Pós-graduação em Educação, Unisinos. 2015. 257p. (Tese Doutorado). URL: http://www.repo sitorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/3754. Acesso em: 25 jan. 2024.

REIMOLD, W. U.; FERRIÈRE, L.; CRÓSTA, A. P.; VASCONCELOS, M. A. R.; GOTTWALD, M.; BORGES, M. S.; ALMEIDA, T. I. R.; PEREIRA, F. L.; GOÉS, A. M.; HAUSER, N.; JESSELL, M.; BARATOUX, D. Nova Colinas, Maranhão State: a newly confirmed, complex impact structure in Brazil. Meteoritics & Planetary Science, v. 57, n. 8, p. 1519-1541, 2022. DOI: 10.1111/maps.13833. Acesso em: 8 out. 2025.

TOLEDO, M. C. M. de. Geociências no Ensino Médio Brasileiro - Análise dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Geologia USP, [S./l.], Publicação Especial, v. 3, p. 31–44, 2005. DOI: 10.11606/issn.2316-9087.v3i0p31-44. Disponível em: https://revistas.usp.br/gusppe/article/view/45368. Acesso em: 1 out. 2025.

VASCONCELOS, S. D.; SOUTO, E. O livro didático de ciências no ensino fundamental - proposta de critérios para análise do conteúdo zoológico. Ciência & Educação, Bauru, v. 9, n. 1, p. 93-104, jun. 2003. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132003000100008&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 1 out. 2025.

WICANDER, R.; MONROE, J. S. Geologia. 2 ed. São Paulo, SP. Cengage Learning. 2017. 449 p.

Published

2025-11-26