Pirâmides etárias em sala de aula
uma proposta geo/demográfica com alunos do 8° ano do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.5007/2359-1870.2025.e109166Palavras-chave:
Geografia escolar, Demografia, Pirâmides etárias, Ensino FundamentalResumo
O presente texto apresenta uma proposta didática desenvolvida com uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola privada de Porto Alegre/RS, com o objetivo de aproximar os conteúdos da demografia ao cotidiano dos estudantes por meio da construção de pirâmides etárias. A atividade foi organizada em cinco momentos, articulando teoria e prática, desde a discussão inicial sobre diversidade populacional até a análise de pirâmides etárias em diferentes escalas. A sequência favoreceu a compreensão de conceitos demográficos, o desenvolvimento de habilidades de leitura e representação gráfica e a reflexão crítica sobre os processos populacionais e suas implicações socioespaciais. Os resultados indicam que o trabalho contribuiu para tornar os conceitos mais concretos e significativos, estimulando o protagonismo estudantil e fortalecendo a formação crítica e cidadã. Conclui-se que práticas pedagógicas que integram vivências e conteúdos conceituais ampliam as possibilidades de aprendizagem significativa em Geografia.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 27 set. 2025
CALLAI, Helena Copetti. O ensino de geografia: recortes espaciais para análise. In: CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos et al. (org.). Geografia em sala de aula: práticas de reflexões. Porto Alegre: UFRGS, 2010.
CAVALCANTI, Lana de Souza. Pensar pela Geografia: ensino e relevância social. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2019.
DAMIANI, Amélia Luísa. População e Geografia. São Paulo, SP: Contexto, 2008.
GIROTTO, Eduardo Donizeti. Dos PCNs a BNCC: o ensino de Geografia sob o domínio neoliberal. Geo Uerj, Rio de Janeiro, n. 30, p. 419-439, 2017. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/geouerj/article/view/23781. Acesso em: 27 set. 2025.
MORMUL, Najla Mehanna. Geografia Humana e Geografia da População: pontos de tensionamento e aprofundamento na ciência geográfica. Caderno de Geografia, Belo Horizonte, v. 23, n. 40, p. 33-47, 2013. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3332/333228746003.pdf. Acesso em: 28 set. 2025.
MORMUL, Najla Mehanna; GIROTTO, Eduardo Donizeti. Geografia da população e seus desdobramentos enquanto conteúdo escolar no 7º ano das Escolas Estaduais de Francisco Beltrão-Paraná. Geografia Ensino & Pesquisa, [S./l.], v. 19, n. 2, p. 51-64, maio/ago. 2015. Disponível em: http://observatoriodageografia.uepg.br/files/original/53276fc7faf90a1ee78e0cb359649eca8d33b667.pdf. Acesso em: 10 out. 2025.
PRAZERES, Leandro. De empresário a modelo: como funcionava a rede de espiões russos que operava a partir do Brasil. BBC News Brasil, 27 mai. 2025. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cx2q029y22go. Acesso em: 28 set. 2025.
ZANATTA, Beatriz Aparecida. As referências teóricas da Geografia escolar e sua presença na investigação sobre as práticas de ensino. Revista Educativa - Revista de Educação, Goiânia, v. 13, n. 2, p. 285–305, 2011. DOI: 10.18224/educ.v13i2.1419. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/1419. Acesso em: 10 out. 2025.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 PESQUISAR - Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os artigos e demais obras publicados no PESQUISAR, passam a ser propriedade do periódico. A impressão, total ou parcial, fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação citando-se os autores, títulos, o nome da "Pesquisar", a edição, data da publicação, endereço eletrônico e data do acesso. A revista usa a licença Creative Commons.
AVISO DE DERECHOS RESERVADOS
Los artículos y otros trabajos publicados en PESQUISAR, pasan a ser propiedad de la revista. La impresión, en su totalidad o en parte, está sujeta a la mención expresa del origen de su publicación citando a los autores, el título, el nombre de la "Pesquisar", la edición, fecha de publicación, dirección de correo electrónico y fecha de acceso. La revista utiliza la licencia de Creative Commons.
COPYRIGHT STATEMENT
The articles and other works published in PESQUISAR, become the property of the journal. The total or partial printing is subject to the express mention of the source of its publication, citing the authors, titles, the name of the "Search", the edition, date of publication, electronic address and date of access. The magazine uses the Creative Commons license.




