Pirâmides etárias em sala de aula

uma proposta geo/demográfica com alunos do 8° ano do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2359-1870.2025.e109166

Palavras-chave:

Geografia escolar, Demografia, Pirâmides etárias, Ensino Fundamental

Resumo

O presente texto apresenta uma proposta didática desenvolvida com uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola privada de Porto Alegre/RS, com o objetivo de aproximar os conteúdos da demografia ao cotidiano dos estudantes por meio da construção de pirâmides etárias. A atividade foi organizada em cinco momentos, articulando teoria e prática, desde a discussão inicial sobre diversidade populacional até a análise de pirâmides etárias em diferentes escalas. A sequência favoreceu a compreensão de conceitos demográficos, o desenvolvimento de habilidades de leitura e representação gráfica e a reflexão crítica sobre os processos populacionais e suas implicações socioespaciais. Os resultados indicam que o trabalho contribuiu para tornar os conceitos mais concretos e significativos, estimulando o protagonismo estudantil e fortalecendo a formação crítica e cidadã. Conclui-se que práticas pedagógicas que integram vivências e conteúdos conceituais ampliam as possibilidades de aprendizagem significativa em Geografia.

Biografia do Autor

Gabrielle Bezerra da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia (POSGEA/UFRGS). Professora de geografia no Ensino Fundamental e Médio em Porto Alegre/RS.

 

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Publicado

2025-11-26