FORMAÇÃO CONTINUADA EM GEOGRAFIA: DIÁLOGOS SOBRE A CARREIRA DOCENTE E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Lineu Aparecido Paz e Silva, Cristina Maria Costa Leite

Resumo


A formação é algo que pertence ao próprio sujeito e apresenta o seu
desenvolver diante da trajetória do professor, do passado, do presente e
das perspectivas para o futuro na carreira. É um processo direcionado ao
fazer docente e sua profissionalização. As formas de ensinar, a  reflexão
sobre as ações, o desenvolver de novas práticas pedagógicas são alguns
dos principais desafios da carreira docente. A Formação Continuada é um
processo que não termina, sempre se renova, são os saberes em ação, faz
parte da carreira docente. Assim, este estudo apresenta como objetivo
discutir os seguintes aspectos que envolvem a trajetória profissional: a
formação (tanto na academia como a continuada), a carreira docente em
Geografia, e os desafios que cabem ao professor. A discussão proposta
apresenta como embasamento Ferreira e Santos (2016), Nóvoa (1997), Freire
(2001), Silva e Araújo (2014), Rosa (2014). O método de investigação é
a pesquisa qualitativa, que analisa os fatos e fenômenos ocorridos no
contexto da atividade do professor e os seus desdobramentos na aula de
Geografia. Enfim, o que se pretende mostrar com os resultados deste estudo
é que a Formação Continuada em Geografia tem na escola como lugar central
para o desenvolver das atividades docentes, ademais representa um processo
que deve ocorrer durante toda a trajetória profissional e que a sua
dinamicidade deve estar de acordo com as reais necessidades do educando
contemporâneo e de acordo com as possibilidades existentes no cenário
educacional.

Palavras-chave


Saberes Docentes; Formação, Geografia Escolar, Desenvolvimento profissional.

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v. 6, n. 9, maio 2019.