FORMAÇÃO CONTINUADA EM GEOGRAFIA: DIÁLOGOS SOBRE A CARREIRA DOCENTE E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Autores

  • Lineu Aparecido Paz e Silva Universidade Federal do Piaui-UFPI
  • Cristina Maria Costa Leite Universidade de Brasilia

Resumo

A formação é algo que pertence ao próprio sujeito e apresenta o seu
desenvolver diante da trajetória do professor, do passado, do presente e
das perspectivas para o futuro na carreira. É um processo direcionado ao
fazer docente e sua profissionalização. As formas de ensinar, a  reflexão
sobre as ações, o desenvolver de novas práticas pedagógicas são alguns
dos principais desafios da carreira docente. A Formação Continuada é um
processo que não termina, sempre se renova, são os saberes em ação, faz
parte da carreira docente. Assim, este estudo apresenta como objetivo
discutir os seguintes aspectos que envolvem a trajetória profissional: a
formação (tanto na academia como a continuada), a carreira docente em
Geografia, e os desafios que cabem ao professor. A discussão proposta
apresenta como embasamento Ferreira e Santos (2016), Nóvoa (1997), Freire
(2001), Silva e Araújo (2014), Rosa (2014). O método de investigação é
a pesquisa qualitativa, que analisa os fatos e fenômenos ocorridos no
contexto da atividade do professor e os seus desdobramentos na aula de
Geografia. Enfim, o que se pretende mostrar com os resultados deste estudo
é que a Formação Continuada em Geografia tem na escola como lugar central
para o desenvolver das atividades docentes, ademais representa um processo
que deve ocorrer durante toda a trajetória profissional e que a sua
dinamicidade deve estar de acordo com as reais necessidades do educando
contemporâneo e de acordo com as possibilidades existentes no cenário
educacional.

Biografia do Autor

Lineu Aparecido Paz e Silva, Universidade Federal do Piaui-UFPI

Doutorando em Geografia pela Universidade de Brasília e professor da rede publica de ensino no Estado do Piauí.

Cristina Maria Costa Leite, Universidade de Brasilia

Doutora em Educação e professora adjunta da faculdade de educação da Universidade de Brasilia

Referências

CANDAU, Vera Maria Ferrão. A didática em questão. Petróplis/RJ: Vozes,
2011.

______. A Formação Continuada de professores: tendências atuais. In:
REALI, Aline de M. R.; MIZUKAMI, M. da G. N. (Orgs). Formação de
professores: tendências atuais: São Carlos: EDUFSCar, 1996. p. 139-152.

DEWEY, John. Vida e educação. Tradução e estudo preliminar por Anisio S.
Teixeira, São Paulo: Melhoramentos, 1978.
FERREIRA, J.S.; SANTOS, J.H. Modelos de formação continuada de
professores: transitando entre o tradicional e o inovador nos macrocampos
das práticas formativas. Revista cad. Pes., São Luís, v. 23, n. 3,
set./dez. 2016.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 25. ed. São Paulo:
Paz e Terra, 2001.
GATTI, Bernadete. Formação de professores e carreira: Problemas e
movimentos de renovação. Campinas: Autores Associados, 1997. _______.
Formação continuada de professores: a questão psicossocial. Cadernos de
pesquisa. Fundação Carlos Chagas. Julho 2003. n° 119.
NÓVOA, Antonio. (coord). Os professores e sua formação. Lisboa-Portugal,
Dom Quixote, 1997.
ROSA, , I. G . A formação continuada dos professores de geografia no
Brasil e o uso de geotecnologias: discutindo o lugar do lugar. GIRAMUNDO,
RIO DE JANEIRO, V. 1, N. 1, p.67-75, JAN./JUN. 2014.
SANTOS, Edlamar Oliveira dos. Políticas de formação continuada para os
professores da educação básica. Anais do Simpósio Brasileiro e 2º
Congresso Ibero-Americano de Política e Administração da Educação: São
Paulo, 2011.
SANTOS, A. S. L. Formação continuada de professores da EJA e as
especificidades da segunda licenciatura em geografia: o programa PARFOR no
campus da UFMT de Barra do Garças – MT. Anais do V seminário nacional de
formação de educadores de jovens e adultos, UNICAMP, Campinas, 2015.
SILVA, L.A.P. ARAÚJO, R. L. Atividade docente no ensino de Geografia:
perspectivas e reflexos na educação brasileira. Geosaberes, Fortaleza, v.
5, n. 10, p. 17 - 35, jul. / dez. 2014.

Downloads

Publicado

2019-05-29

Edição

Seção

Artigos Científicos