ENSINO DE GEOGRAFIA, PROTAGONISMO JUVENIL E INVESTIGAÇÃO NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: UMA ENTREVISTA COM SÉRGIO CLAUDINO, DA UNIVERSIDADE DE LISBOA

Victor Hugo Nedel Oliveira, Sérgio Claudino Loureiro Nunes

Resumo


Sérgio Claudino Loureiro Nunes é professor do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) da Universidade de Lisboa (ULisboa) em Portugal. O Professor Claudino tem se dedicado às pesquisas nos seguintes temas: ensino de geografia, geografia, educação geográfica, ensino experimental de Geografia, formação de professores e manuais escolares. É coordenador nacional (em Portugal) e internacional do Projeto “Nós Propomos!”, sobre cidadania e inovação na Educação Geográfica. Nesta entrevista, concedida ao professor Victor Nedel, Sérgio Claudino discute temas importantes para o campo de pesquisa na área do ensino de Geografia tanto em Portugal como no Brasil, bem como apresenta pistas para as discussões sobre o protagonismo juvenil e a Geografia escolar. Ele afirma que os jovens pesquisadores do campo do ensino de Geografia devem sempre estar ligados à escola e manter um compromisso social em suas investigações. O Professor Sérgio enfatiza, nesta entrevista, que a ideia de apresentar propostas tem a ver com aquele princípio de uma Geografia que é de ação, e não apenas de contemplação da realidade.


Palavras-chave


Ensino de Geografia; Escola Básica; Protagonismo Juvenil; Cidadania.

Texto completo:

PDF/A

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2019 PESQUISAR – Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Pesquisar - Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe 2359-1870

v. 6, n. 10, setembro 2019.