ENSINO DE GEOGRAFIA, PROTAGONISMO JUVENIL E INVESTIGAÇÃO NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: UMA ENTREVISTA COM SÉRGIO CLAUDINO, DA UNIVERSIDADE DE LISBOA

Autores

  • Victor Hugo Nedel Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Sérgio Claudino Loureiro Nunes Universidade de Lisboa

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Escola Básica, Protagonismo Juvenil, Cidadania.

Resumo

Sérgio Claudino Loureiro Nunes é professor do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) da Universidade de Lisboa (ULisboa) em Portugal. O Professor Claudino tem se dedicado às pesquisas nos seguintes temas: ensino de geografia, geografia, educação geográfica, ensino experimental de Geografia, formação de professores e manuais escolares. É coordenador nacional (em Portugal) e internacional do Projeto “Nós Propomos!”, sobre cidadania e inovação na Educação Geográfica. Nesta entrevista, concedida ao professor Victor Nedel, Sérgio Claudino discute temas importantes para o campo de pesquisa na área do ensino de Geografia tanto em Portugal como no Brasil, bem como apresenta pistas para as discussões sobre o protagonismo juvenil e a Geografia escolar. Ele afirma que os jovens pesquisadores do campo do ensino de Geografia devem sempre estar ligados à escola e manter um compromisso social em suas investigações. O Professor Sérgio enfatiza, nesta entrevista, que a ideia de apresentar propostas tem a ver com aquele princípio de uma Geografia que é de ação, e não apenas de contemplação da realidade.

Biografia do Autor

Victor Hugo Nedel Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor do Departamento de Humanidades do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Sérgio Claudino Loureiro Nunes, Universidade de Lisboa

Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) da Universidade de Lisboa (ULisboa)

Referências

CLAUDINO, Sérgio. Project We Propose! Building Territorial Citizenship from School. In: PINEDA-ALFONSO, José; et al. Handbook of Research on Education for Participative Citizenship and Global Prosperity. Hershey: IGI Global, p. 350-382, 2019.

CLAUDINO, Sérgio. Educação Geográfica, Trabalho de Campo e Cidadania. O Projeto Nós Propomos!. In: VEGA, Feliciano H. (Org.). O Ensino na Escola de Hoje. Teoria, Investigação e Aplicação. 1ed; p. 265-303. Lisboa: Climepsi Editores, 2018.

CLAUDINO, Sérgio. Construir un curriculum con las personas, los derechos y los lugares olvidados. Retos para las Ciencias Sociales en el siglo XXI. In: CARRETERO, Ana M ária Hernández; et al (Org.). Una Enseñanza de las Ciencias Sociales para el Futuro: Recursos para Trabajar la Invisibilidad de Personas, Lugares y Temáticas. 1ed.Cáceres: Universidad de Extremadura/ Asociación Universitaria del Profesorado de Didáctica de las Ciencias Sociais, , v. 1, p. 49-65, 2015.

CLAUDINO, Sérgio. Teaching Geography in Portugal: Going back to the future. Problems of Education in the Twenty First Century, v. 1, p. 30-38, 2011.

CLAUDINO, Sérgio. Portugal peninsular e os desafios regionais. Finisterra – Revista Portuguesa de Geografia, Centro de Estudos Geográficos, XLI (81), p. 105-120, 2006.

Downloads

Publicado

2019-05-29

Edição

Seção

Espaços de Diálogo (Resenhas e Entrevistas)