ENSINO DE GEOGRAFIA, PROTAGONISMO JUVENIL E INVESTIGAÇÃO NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: UMA ENTREVISTA COM SÉRGIO CLAUDINO, DA UNIVERSIDADE DE LISBOA
Abstract
Sérgio Claudino Loureiro Nunes é professor do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) da Universidade de Lisboa (ULisboa) em Portugal. O Professor Claudino tem se dedicado às pesquisas nos seguintes temas: ensino de geografia, geografia, educação geográfica, ensino experimental de Geografia, formação de professores e manuais escolares. É coordenador nacional (em Portugal) e internacional do Projeto “Nós Propomos!”, sobre cidadania e inovação na Educação Geográfica. Nesta entrevista, concedida ao professor Victor Nedel, Sérgio Claudino discute temas importantes para o campo de pesquisa na área do ensino de Geografia tanto em Portugal como no Brasil, bem como apresenta pistas para as discussões sobre o protagonismo juvenil e a Geografia escolar. Ele afirma que os jovens pesquisadores do campo do ensino de Geografia devem sempre estar ligados à escola e manter um compromisso social em suas investigações. O Professor Sérgio enfatiza, nesta entrevista, que a ideia de apresentar propostas tem a ver com aquele princípio de uma Geografia que é de ação, e não apenas de contemplação da realidade.
References
CLAUDINO, Sérgio. Educação Geográfica, Trabalho de Campo e Cidadania. O Projeto Nós Propomos!. In: VEGA, Feliciano H. (Org.). O Ensino na Escola de Hoje. Teoria, Investigação e Aplicação. 1ed; p. 265-303. Lisboa: Climepsi Editores, 2018.
CLAUDINO, Sérgio. Construir un curriculum con las personas, los derechos y los lugares olvidados. Retos para las Ciencias Sociales en el siglo XXI. In: CARRETERO, Ana M ária Hernández; et al (Org.). Una Enseñanza de las Ciencias Sociales para el Futuro: Recursos para Trabajar la Invisibilidad de Personas, Lugares y Temáticas. 1ed.Cáceres: Universidad de Extremadura/ Asociación Universitaria del Profesorado de Didáctica de las Ciencias Sociais, , v. 1, p. 49-65, 2015.
CLAUDINO, Sérgio. Teaching Geography in Portugal: Going back to the future. Problems of Education in the Twenty First Century, v. 1, p. 30-38, 2011.
CLAUDINO, Sérgio. Portugal peninsular e os desafios regionais. Finisterra – Revista Portuguesa de Geografia, Centro de Estudos Geográficos, XLI (81), p. 105-120, 2006.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os artigos e demais obras publicados no PESQUISAR, passam a ser propriedade do periódico. A impressão, total ou parcial, fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação citando-se os autores, títulos, o nome da "Pesquisar", a edição, data da publicação, endereço eletrônico e data do acesso. A revista usa a licença Creative Commons.
AVISO DE DERECHOS RESERVADOS
Los artículos y otros trabajos publicados en PESQUISAR, pasan a ser propiedad de la revista. La impresión, en su totalidad o en parte, está sujeta a la mención expresa del origen de su publicación citando a los autores, el título, el nombre de la "Pesquisar", la edición, fecha de publicación, dirección de correo electrónico y fecha de acceso. La revista utiliza la licencia de Creative Commons.
COPYRIGHT STATEMENT
The articles and other works published in PESQUISAR, become the property of the journal. The total or partial printing is subject to the express mention of the source of its publication, citing the authors, titles, the name of the "Search", the edition, date of publication, electronic address and date of access. The magazine uses the Creative Commons license.