A CONTRIBUIÇÃO DA METODOLOGIA DAS FACES DE CHERNOFF NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA NA ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO PROFESSOR MANOEL JOAQUIM LEITE - CEDRO/PE

Autores

  • RAQUELINE LANDIM NASCIMENTO UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA
  • ADELIANE VIEIRA DE OLIVEIRA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI- URCA

Resumo

O presente trabalho objetiva expor as contribuições das Faces de Chernoff, enquanto metodologia para ensino de Geografia na Escola de Referência em Ensino Médio EREM Professor Manoel Joaquim Leite, em Cedro - PE. Para concretização do objetivo, inicialmente realizamos um levantamento bibliográfico referente a temática, apoiando nosso estudo em autores tais como: Diniz (et al 2011), Almeida (2014), Castro (et al 2011), Nuñez (2010), Seemann (2012) dentre outros. Na sequência, dialogamos com discentes do 1° Ano e com o Professor de Geografia da escola. Por fim realizamos uma prática com a utilização das Faces de Chernoff enquanto metodologia de ensino, com a produção de mapas temáticos. Foi constatado, de forma prática, que essa metodologia se configura como um importante instrumento na compreensão dos diferentes conteúdos da educação Geográfica. Assim, consideramos que a utilização da metodologia das faces Chernoff se apresenta como uma possibilidade inovadora para o ensino e aprendizagem da Geografia na Educação Básica, possibilitando a construção de conhecimentos significativos por parte dos discentes e auxiliando os docentes na construção e apresentação das temáticas e conteúdos geográficos, contribuindo de forma clara no processo de ensino e aprendizagem dessa ciência

Biografia do Autor

RAQUELINE LANDIM NASCIMENTO, UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA

LICENCIADA EM GEOGRAFIA PELA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA, CRATO - CE

ADELIANE VIEIRA DE OLIVEIRA, UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI- URCA

Professora do Curso de Geografia da Universidade Regional do Cariri - URCA.

Doutoranda  no Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal do Ceará - UFC

Referências

ALMEIDA D. R.; ALMEIDA A. R. Fundamentos e perspectivas da cartografia escolar no Brasil. Revista Brasileira de Cartografia, Rio de Janeiro, Nº 63/4, Jul/Ago. 2014.

ALMEIDA, R. A. Cartographic Education Directed to School Teachers and Children: Current and Future Challenges In: XXIIII International Cartographic conference – ICA Anais. Santiago, Chile, 2009

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Introdução aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília. MC/SEF,1998.

_______. Secretaria de Educação básica. Ciências humanas e suas tecnologias / Secretaria de Educação Básica133 p. (Orientações curriculares para o ensino médio; volume 3) – Brasília, 2006.

BESSE, J. M. O gosto do mundo: exercícios de paisagem. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2014.

CASTELLAR, S. V. A cartografia e a construção do conhecimento em contexto escolar. In: ALMEIDA, R. D. Novos rumos da cartografia escolar. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2011

CASTRO, V. A. , CAMPOS, M. A. , DIBIASE, A. S. , GARRA, A. M., JULIARENA, C. E. , REY, C. , NUNEZ, J. J. R. , ROBONCZI, A., PIERRE, T. .A divertida experiência de aprender com mapas. In: ALMEIDA, R. D. Novos rumos da cartografia escolar. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2011

CAVALCANTI, L. de S. Ensino de Geografia e Diversidade: construção de conhecimentos geográficos escolares e atribuição de significados pelos diversos sujeitos do processo de ensino. São Paulo: Contexto, 2006.

DINIZ, C. A. M.; FONSECA, P. S.; GONÇALVES, E. F. O.; SILVA, P. C. Reflexões Sobre o processo de ensino aprendizagem da disciplina Geografia, no âmbito escolar. Revista Geográfica de América Central (online), v. 2No47E, p. 1-13, 2011.

FONSECA, F. P. O potencial analógico da cartografia. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, nº 87, p. 85-110, 2013.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

____, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

FRANCISCHETT, M. N. A cartografia no ensino aprendizagem da geografia. BOCC. Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação, 2004.

GIRARDI, G. Política e potência das imagens cartográficas na Geografia. In: OLIVEIRA JÚNIOR, W. M.; CAZETTA, V. (Org.). Grafias do espaço: imagens na educação geográfica contemporânea. Campinas: Alínea, 2013.

_____. Funções de mapas e espacialidade: elementos para modificação da cultura cartográfica na formação em Geografia. RBC. Revista Brasileira de Cartografia (Online), v. 66, p. 861-876, 2014.

MANFIO, V; BALSSAN, J. B. Geografia escolar: práticas pedagógicas e o Ensino- aprendizagem do conteúdo de regiões Brasileiras. GeographiaOpportuno Tempore, Londrina, v. 1, número especial, p. 68-84, jul./dez. 2014.

MENEZES, V. S. A historiografia da Geografia acadêmica e escolar: uma relação de encontros e desencontros. GeographiaMeridionalis, v. 1, p. 343-362, 2015.

NUÑEZ, J. J. R. Ideas para el uso de las caras de Chernoff en la cartografia escolar. Boletim de Geografia, v. 28, n. 1, p. 5-15, 2010.

OLIVEIRA, A. C. A. Competências didático-pedagógicas para o ensino de geografia e os desafios à prática docente. In: VI Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade 2012, 2012, São Cristóvão.

OLIVEIRA, L. Que é Geografia. Uberlândia, MG: Revista Sociedade e Natureza: 89-95, jan./dez.1999.

___________, L. Estudo metodológico e cognitivo do mapa. In: ALMEIDA, R. D Cartografia escolar. 2 ed. São Paulo:contexto,2011.

PRODANOV, C ; FREITAS. E. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico /– 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

SEEMANN, J. Carto-crônicas. Uma viagem pelo mundo da cartografia. Gurupi: Editora Veloso, 2012.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa - ação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1986.

Downloads

Publicado

2020-05-15

Edição

Seção

Artigos Científicos