A produção de maquetes no ensino de geografia:

uma experiência do Programa de Residência Pedagógica no ensino médio em Campos dos Goytacazes/RJ

Autores

Palavras-chave:

Maquete, Residência Pedagógica, Geografia

Resumo

Este trabalho busca analisar as contribuições do uso de maquetes para o ensino de Geografia, a partir de uma experiência vivenciada no Programa de Residência Pedagógica (Universidade Federal Fluminense). A atividade foi realizada com uma turma de primeira série do Ensino Médio do C.E. Nelson Pereira Rebel, em Campos dos Goytacazes - RJ e visou identificar e compreender as principais formas de relevo. A proposta de intervenção se deu a partir da necessidade de diversificar o processo de ensino do componente curricular, no sentido de torná-lo mais atrativo aos alunos, contribuindo para que se alcançasse os objetivos de aprendizagem. A análise da produção, as atividades com a maquete, assim como os resultados do formulário de avaliação demonstram que a ação didática contribuiu para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Como atividade inerente ao Programa de Residência Pedagógica, o trabalho em questão permitiu que a bolsista residente vivenciasse situações concretas do cotidiano da sala de aula. Ao propor uma metodologia pouco trabalhada pelo professor-preceptor, possibilitou-se a troca de saberes e a reflexão sobre a articulação entre a teoria e a prática, que certamente contribuíram para a melhoria do ensino de Geografia. 

Biografia do Autor

Diogo Jordão, Secretaria de Estado da Educação do Rio de Janeiro - SEEDUC/RJ

Mestrado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Professor na Secretaria de Estado da Educação do Rio de Janeiro - SEEDUC-RJ.

Isa Ribeiro Pessanha, Universidade Federal Fluminense - Campos dos Goytacazes/RJ

Licenciatura em Geografia pela UFF - Campos dos Goytacazes/RJ. Especialista em Ensino de Geografia pela UFVJM e em Práticas Pedagógicas pelo IFNMG.

Claudio Henrique Reis, Universidade Federal Fluminense

Doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Professor dos cursos de graduação e mestrado em Geografia na Universidade Federal Fluminense – UFF Campos dos Goytacazes.

Referências

BASSO, Crislaine Vargas; KREMPACKI, Elaine Marta. O uso da maquete no ensino da Geografia: estudo do relevo. In: VIII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE GEOGRAFIA, 8, 2015, Catalão. Anais [...]. Catalão: VIII ENEG, 2015. p. 1-13. Disponível em: http://www.falaprofessor2015.agb.org.br/resources/anais/5/old/1440115666_ARQUIVO_CRISLAINEVARGASBASSO.pdf. Acesso em: 22 mar. 2021.

BERTOLINI, Willian Zanete. O ensino do relevo: noções e propostas para uma didática da geomorfologia. 2010. 109 p. Dissertação (Mestrado em Geografia e Análise Ambiental) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/handle/1843/MPBB-86JKC3. Acesso em: 22 mar. 2021.

BORGES, Vilmar José; LEITE, Lucas de Souza; FREITAS, Marcone Henrique de. Contribuições do programa residência pedagógica para o ensino e para a formação professores de geografia. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, ed. especial, v. 16, p. 618-638, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6990. Acesso em: 13 abr. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 18 jun. 2021.

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital 6: Chamada Pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica. 2018. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/01032018-edital-6-2018-residencia-pedagogica-pdf. Acesso em: 13 abr. 2021.

CAVALCANTI, Lana de Souza. A geografia e a realidade escolar contemporânea: avanços, caminhos, alternativas. In: I SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO, 1, 2010, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: Perspectivas Atuais, 2010. p. 1-15. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2010-pdf/7167-3-3-geografia-realidade-escolar-lana-souza/file. Acesso em: 18 jun. 2021.

FERNANDES, Thaynah Garcia; ARAÚJO, Bruna Gabriele Oliveira; SOUSA, Denise da Mota; GOMES, Thiago Queiroz; CRUZ, Maria Lúcia Brito da. A construção de maquetes como recurso didático no ensino de Geografia. Revista Equador, Teresina, v. 7, p. 96-109, jul.-dez. 2018. Disponível em: https://revistas.ufpi.br/index.php/equador/article/view/7742. Acesso em: 18 jun. 2021.

GUERRA, Antônio Teixeira; GUERRA, Antonio José Teixeira. Novo dicionário geológico-geomorfológico. 6. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008. 648 p.

KARAS, Tiago Satim; SILVA, Gabriela Pereira da; SUARES, Janaina Sotolani; FEITOSA, Joicimary Britez. Programa de Residência Pedagógica em Geografia: experiências e práticas para além do Estágio Curricular Supervisionado. Revista Entre-Lugar (UFGD), Dourados/MS, v. 11, p. 288-316, jul-dez, 2020. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/article/view/11898. Acesso em: 22 mar. 2021.

LERINA, Marcos Irineu Klausberger. Ensinar Geografia em tempos de complexidade: a práxis pedagógica e os desafios frente ao ENEM. 252 f. Dissertação. (Mestrado em Geografia). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/83297/000906060.pdf?sequence=1. Acesso em: 13 abr. 2021.

PANIAGO, Rosenilde Nogueira; NUNES, Patrícia Gouvêa; BELISARIO, Celso Martins. Residência Pedagógica em um Instituto Federal: narrativa dos (des)caminhos formativos. Formação Docente, Belo Horizonte, v. 12, p. 67-80, set.-dez. 2020. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/414. Acesso em: 22 mar. 2021.

PITANO, Sandro de Castro.; ROQUE, Bianca Beatriz. O uso de maquetes no processo de ensino-aprendizagem segundo licenciandos em Geografia. Educação Unisinos, São Leopoldo, v. 19, p. 273-282, maio-ago. 2015. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2015.192.11. Acesso em: 18 jun. 2021.

PONTUSCHKA, Nídia Nacib; PAGANELLI Tomoko Lyda; CACETE, Níria Hanglei. Para ensinar e aprender Geografia. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

RIO DE JANEIRO. Secretaria de Estado da Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ). Currículo Mínimo de Geografia. Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: https://seeduconline.educa.rj.gov.br/curr%C3%ADculo-b%C3%A1sico. Acesso em: 19 jun. 2021.

SILVA, Vládia da; MUNIZ, Alexandra Maria Vieira. A Geografia Escolar e os recursos didáticos: o uso das maquetes no ensino-aprendizagem da Geografia. Geosaberes: Revista de Estudos Geoeducacionais, Fortaleza, v. 3, p. 62-68-68, jan.-jun. 2012. Disponível em: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/117. Acesso em: 13 abr. 2021.

SIMIELLI, Maria Elena Ramos; GIRARDI, Gisele; MORONE, Rosemeire. Maquete de relevo: um recurso didático tridimensional. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo, v. 1, p. 131-152, jul.-dez. 2007. Disponível em: http://lab.cua.ufmt.br/lepega/wp-content/uploads/2017/07/constru%C3%A7%C3%A3o-de-maquetes.pdf. Acesso em: 22 mar. 2021.

SOUZA, Samara do Nascimento; PAIVA, Adriana da Costa. O uso de maquetes como recurso didático na geografia escolar: (re)conhecendo o conceito de lugar no contexto da usina hidrelétrica de Belo Monte. In: 14 ENCONCRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA, 14, 2019, Campinas. Anais [...]. Campinas: Ateliê de Pesquisas e Práticas em Ensino de Geografia, 2019. p. 1983–1991. Disponível em: https://ocs.ige.unicamp.br/ojs/anais14enpeg/article/view/3032. Acesso em: 18 jun. 2021.

STÜRMER, Arthur Breno. Aprendendo conceitos geográficos através da construção de maquetes no Ensino Médio. Pesquisar, Florianópolis, v. 7, p. 54-65, maio-nov. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/pesquisar/article/view/70888. Acesso em: 13 abr. 2021.

URBANCK, Luiz. Fernando. Maquetes como recurso didático no ensino de Geografia: Relato de experiência no Colégio Estadual Teotônio Vilela em Campina do Simão-PR. In: VIII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE GEOGRAFIA, 8, 2015, Catalão (GO). Anais [...]. Catalão (GO): UFG, 2015. p. 1–11. Disponível em: https://url.gratis/HGVwu1. Acesso em: 13 abr. 2021.

Downloads

Publicado

2021-11-29

Edição

Seção

Artigos Científicos