A produção de maquetes no ensino de geografia:
uma experiência do Programa de Residência Pedagógica no ensino médio em Campos dos Goytacazes/RJ
Resumo
Este trabalho busca analisar as contribuições do uso de maquetes para o ensino de Geografia, a partir de uma experiência vivenciada no Programa de Residência Pedagógica (Universidade Federal Fluminense). A atividade foi realizada com uma turma de primeira série do Ensino Médio do C.E. Nelson Pereira Rebel, em Campos dos Goytacazes - RJ e visou identificar e compreender as principais formas de relevo. A proposta de intervenção se deu a partir da necessidade de diversificar o processo de ensino do componente curricular, no sentido de torná-lo mais atrativo aos alunos, contribuindo para que se alcançasse os objetivos de aprendizagem. A análise da produção, as atividades com a maquete, assim como os resultados do formulário de avaliação demonstram que a ação didática contribuiu para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Como atividade inerente ao Programa de Residência Pedagógica, o trabalho em questão permitiu que a bolsista residente vivenciasse situações concretas do cotidiano da sala de aula. Ao propor uma metodologia pouco trabalhada pelo professor-preceptor, possibilitou-se a troca de saberes e a reflexão sobre a articulação entre a teoria e a prática, que certamente contribuíram para a melhoria do ensino de Geografia.
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