Uma experiência da utilização do AVEA Moodle na preparação para a Olimpíada Brasileira de Geografia 2021
Resumo
Este artigo analisou a importância da utilização do AVEA Moodle e do Google Meet no curso preparatório para olimpíada brasileira de Geografia, no sentido de fornecer elementos em relação a eficiência pedagógica dessa ferramenta. A pesquisa tem caráter quantitativo e qualitativo. A metodologia foi fundamentada na investigação bibliográfica a luz dos referenciais teóricos e pela pesquisa de campo que foi realizada de forma remota. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de questionário aos estudantes do curso de Geociências que realizavam os simulados para a Olimpíada e de entrevista realizada com a equipe composta por 3 (três) estudantes bolsistas e tutores responsáveis pela edição da ferramenta Moodle e pela formulação dos simulados e acompanhamento. Os resultados obtidos através do estudo evidenciaram que foram superados os desafios impostos pela pandemia Covid 19 que exigiu a preparação na modalidade remota por meio do ambiente virtual de aprendizagem - Moodle. E os resultados obtidos pelos estudantes do Instituto Federal, Campus de Ponta Porã na Olimpíada Brasileira de Geografia - OBG e Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra – OBCT. Das cinco equipes de estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Ponta Porã, duas foram medalhistas de ouro e bronze, sinalizando que o ambiente virtual de aprendizagem Moodle atendeu o desenvolvimento dos conteúdos propostos no curso de Geociências, demonstrando seu potencial como mediador da construção coletiva do conhecimento, podendo contribuir significativamente no processo de ensino e aprendizagem para além do modelo tradicional, pautado apenas no processo presencial.
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