Uma experiência da utilização do AVEA Moodle na preparação para a Olimpíada Brasileira de Geografia 2021

Autores

Resumo

Este artigo analisou a importância da utilização do AVEA Moodle e do Google Meet no curso preparatório para olimpíada brasileira de Geografia, no sentido de fornecer elementos em relação a eficiência pedagógica dessa ferramenta. A pesquisa tem caráter quantitativo e qualitativo. A metodologia foi fundamentada na investigação bibliográfica a luz dos referenciais teóricos e pela pesquisa de campo que foi realizada de forma remota. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de questionário aos estudantes do curso de Geociências que realizavam os simulados para a Olimpíada e de entrevista realizada com a equipe composta por 3 (três) estudantes bolsistas e tutores responsáveis pela edição da ferramenta Moodle e pela formulação dos simulados e acompanhamento. Os resultados obtidos através do estudo evidenciaram que foram superados os desafios impostos pela pandemia Covid 19 que exigiu a preparação na modalidade remota por meio do ambiente virtual de aprendizagem - Moodle. E os resultados obtidos pelos estudantes do Instituto Federal, Campus de Ponta Porã na Olimpíada Brasileira de Geografia - OBG e Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra – OBCT. Das cinco equipes de estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Ponta Porã, duas foram medalhistas de ouro e bronze, sinalizando que o ambiente virtual de aprendizagem Moodle atendeu o desenvolvimento dos conteúdos propostos no curso de Geociências, demonstrando seu potencial como mediador da construção coletiva do conhecimento, podendo contribuir significativamente no processo de ensino e aprendizagem para além do modelo tradicional, pautado apenas no processo presencial. 

Biografia do Autor

Adriana Gonçalves da Silva, IFMS

Graduada em geografia pela Faculdade de Ponta Porã FAP (2010) Pós-graduada Educação do Campo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul UFMS (2018) Especialista em Docência para Educação Profissional e Tecnológica pelo  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - IFMS - Campus Ponta Porã. (2021) 

João Batista Alves de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - IFMS

Possui Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS (2007), Mestrado em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD (2010) e Doutorado em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD (2021). Atualmente é professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul - IFMS - Campus Ponta Porã. É pesquisador nos Grupos de Pesquisas CNPq, GTA Grupo de Pesquisa e Estudos Território e Ambiente UFGD; A luta pela terra: perspectivas contra-hegemônicas e o Novo Constitucionalismo Latino-Americano - UFGD; CASTA Ciências Agrárias, Sustentabilidade, Tecnologia e Agronegócios IFMS, e Rede Internacional de Pesquisa "Turismo em tempos de pandemia - uma abordagem geográfica multi e trans-escalar" -USP. Tem experiência na área de Educação com ênfase em EaD (Educação a Distância) e EJA - PROEJA (Educação de Jovens e Adultos).

Downloads

Publicado

2022-11-29

Seção

Artigos Científicos