A transversalidade como forma de auxílio na compreensão do trabalho informal

uma proposta a partir da metodologia Problem Based Learning (PBL)

Autores

Palavras-chave:

Transversalidade, Trabalho informal, PBL

Resumo

O artigo tem o interesse de promover uma discussão sobre como desenvolver, dentro das aulas da disciplina de Geografia referente ao segundo segmento do Ensino Fundamental, o tema da informalidade a partir da transversalidade. A proposta é entender quais são as formas possíveis de trabalhar o fenômeno e trazer aspectos pertinentes à realidade dos alunos. Desse modo, compreender como o trabalho informal vem crescendo nos últimos anos não só no Brasil, mas também na escala local do bairro, onde muitos desses estudantes não têm perspectivas de inserção do mercado de trabalho senão nessa dinâmica. A construção desse conhecimento será a partir do método de aprendizagem baseada em problemas (sigla do inglês PBL – Problem Based Learning). Tal metodologia foi aqui considerada de maneira a mostrar um caminho alternativo às formas de aprendizagem mais comuns e também numa busca a partir do que é relevante para a comunidade.

Biografia do Autor

Rafael Leal Martins, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Licenciatura em Geografia, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestrando do programa PROFGEO (Mestrado Profissional em Ensino da Geografia em Rede Nacional), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro.

 

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Publicado

2024-05-29 — Atualizado em 2024-06-04

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