Metodologias ativas como instrumentos de ensino-aprendizagem em geografia

o circuito virtual dos jogos didáticos e a narrativa das histórias em quadrinhos

Autores

Palavras-chave:

metodologias ativas, ensino de geografia, jogos didáticos, histórias em quadrinho

Resumo

No âmbito da educação básica brasileira, o ensino de geografia, por muito tempo, foi considerado enfadonho e chato, já que fazia uso de práticas pedagógicas tradicionais para promover a aprendizagem. Mais recentemente, ao buscar incluir a abordagem de metodologias ativas, tal ensino vem se tornando mais atrativo e relevante, pois possibilita o envolvimento e a interação dos alunos no processo de alcance do conhecimento. Diante desse contexto, o presente artigo tem como objetivo analisar a relevância dos jogos digitais e das histórias em quadrinhos como ferramentas úteis na promoção da aprendizagem significativa para as turmas de oitavo ano do ensino fundamental em escola pública da rede estadual, localizada no município de São Cristóvão, em Sergipe.

Biografia do Autor

Thiago Duarte Muniz, Universidade Federal de Sergipe

Graduado em Geografia Licenciatura Plena e especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Sergipe. Mestre e Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Sergipe (PPGEO/UFS). Docente efetivo da rede pública estadual e municipal de Sergipe nos ensinos fundamental e médio, atuando como supervisor técnico docente de estudantes em estágio curricular obrigatório (principalmente dos licenciandos em formação, regularmente matriculados na graduação de Licenciatura em Geografia em IES), bem como os licenciandos em formação inicial pelo Programa Licenciandos na Escola (PROLICE/UFS). Dedica-se à pesquisa em dinâmica socioambiental (especialidade climatologia geográfica) voltada aos temas clima urbano, meio ambiente, educação ambiental, riscos híbridos, vulnerabilidade socioambiental, resiliência ambiental e percepção climática. Pesquisador integrante dos grupos de pesquisa em Geoecologia e Planejamento Territorial (GEOPLAN/UFS/CNPq) e Dinâmica Ambiental e Geomorfologia (DAGEO/UFS/CNPq) e revisor dos periódicos científicos.

 

Saulo Henrique da Silva, Universidade Federal de Sergipe

Graduando em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe.

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Publicado

2024-05-29