Bioma ou Biorregião: uma análise dos conceitos de natureza e biomas brasileiros tematizados no livro didático de geografia
Abstract
O livro didático é uma importante ferramenta dentro e fora da sala de aula e traz no seu bojo expressões e conceitos que podem criar consciência crítica ou ingênua nos estudantes conforme ele é utilizado. Muitas vezes, este tipo de material é a única fonte de informação de crianças e jovens. Nesse sentido, o livro possui parcela relevante sobre a formação do conhecimento, e é de interesse do trabalho investigar as expressões presentes em um exemplar específico. Dentro do escopo da Geografia escolar e da Biogeografia, o presente trabalho procura analisar o teor com que os conceitos de Bioma e natureza são empregados nas suas entrelinhas, propondo a partir do diagnóstico de seu uso uma reformulação e uma sugestão teórica e metodológica para o conceito de Biorregião, tendo como objetivo mostrar que seu uso se torna mais adequado e pode suscitar leituras mais sistêmicas e realistas sobre a paisagem geográfica.
References
FIGUEIRÓ, Adriano Severo. Diversidade geo-bio-sociocultural: a biogeografia em busca dos seus conceitos. Revista Geonorte, Manaus, Ed. Especial 1: Geografia Física, v. 3, n. 7, p. 57-77, 2012. Disponível em: https://docplayer.com.br/6471675-Diversidade-geo-bio-sociocultural-a-biogeografia-em-busca-dos-seus-conceitos.html. Acesso em: 5 ago. 2019.
HAESBAERT, Rogério. La Blache, Ratzel e a "Geografia Política". GEOgraphia, Niterói, v. 4, n. 7, 2002, p. 81-83. Disponível em: https://periodicos.uff.br/geographia/article/view/13425. Acesso em: 5 ago. 2019.
MARTINS, Luciana de Lima. Friedrich Ratzel. GEOgraphia, Niterói, v. 3, n. 5, p. 89-91, 2001. Disponível em: https://periodicos.uff.br/geographia/article/view/13402. Acesso em: 5 ago. 2019.
SANTOS, Fábio Ferreira. O professor e livro didático: implicações metodológicas na prática de ensino em geografia. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E FÓRUM PERMANENTE DE INOVAÇÃO EDUCACIONAL, 2016. Anais [...]. Aracaju: Universidade Tiradentes, 2016, GT2 - Educação e Ciências Humanas e Socialmente Aplicáveis. 9.1. Disponível em: https://eventos.set.edu.br/index.php/enfope/article/view/2363/1300. Acesso em: 5 ago. 2019.
SILVA, Robson Carlos; CARVALHO, Marlene de Araújo. O livro didático como instrumento de difusão de ideologias e o papel do professor intelectual transformador. In: III ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA UFPI/II CONGRESSO INTERNACIONAL EM EDUCAÇÃO, 2004. Anais [...]. p. 1-11. Disponível em: https://docplayer.com.br/8430294-O-livro-didatico-como-instrumento-de-difusao-de-ideologias-e-o-papel-do-professor-intelectual-transformador.html. Acesso em: 5 ago. 2019.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os artigos e demais obras publicados no PESQUISAR, passam a ser propriedade do periódico. A impressão, total ou parcial, fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação citando-se os autores, títulos, o nome da "Pesquisar", a edição, data da publicação, endereço eletrônico e data do acesso. A revista usa a licença Creative Commons.
AVISO DE DERECHOS RESERVADOS
Los artículos y otros trabajos publicados en PESQUISAR, pasan a ser propiedad de la revista. La impresión, en su totalidad o en parte, está sujeta a la mención expresa del origen de su publicación citando a los autores, el título, el nombre de la "Pesquisar", la edición, fecha de publicación, dirección de correo electrónico y fecha de acceso. La revista utiliza la licencia de Creative Commons.
COPYRIGHT STATEMENT
The articles and other works published in PESQUISAR, become the property of the journal. The total or partial printing is subject to the express mention of the source of its publication, citing the authors, titles, the name of the "Search", the edition, date of publication, electronic address and date of access. The magazine uses the Creative Commons license.