Bioma ou Biorregião: uma análise dos conceitos de natureza e biomas brasileiros tematizados no livro didático de geografia

Autores

  • Maicon Caxueira Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Geociências, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil http://orcid.org/0000-0003-4421-2593
  • Luca Mattos Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Geociências, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil http://orcid.org/0000-0001-9355-0818
  • Fernando Paludo Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Geociências, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil http://orcid.org/0000-0002-3243-9371

Resumo

O livro didático é uma importante ferramenta dentro e fora da sala de aula e traz no seu bojo expressões e conceitos que podem criar consciência crítica ou ingênua nos estudantes conforme ele é utilizado. Muitas vezes, este tipo de material é a única fonte de informação de crianças e jovens. Nesse sentido, o livro possui parcela relevante sobre a formação do conhecimento, e é de interesse do trabalho investigar as expressões presentes em um exemplar específico. Dentro do escopo da Geografia escolar e da Biogeografia, o presente trabalho procura analisar o teor com que os conceitos de Bioma e natureza são empregados nas suas entrelinhas, propondo a partir do diagnóstico de seu uso uma reformulação e uma sugestão teórica e metodológica para o conceito de Biorregião, tendo como objetivo mostrar que seu uso se torna mais adequado e pode suscitar leituras mais sistêmicas e realistas sobre a paisagem geográfica.

Biografia do Autor

Maicon Caxueira, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Geociências, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Graduando em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Integrante do Laboratório de Análise Ambiental (LAAM-UFSC).

Luca Mattos, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Geociências, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Graduando em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Integrante do Laboratório de Análise Ambiental (LAAM-UFSC).

Fernando Paludo, Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Geociências, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Graduando em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Integrante do Laboratório Cidade e Sociedade (LABCS-UFSC).

Referências

FIGUEIRÓ, Adriano Severo. Diversidade geo-bio-sociocultural: a biogeografia em busca dos seus conceitos. Revista Geonorte, Manaus, Ed. Especial 1: Geografia Física, v. 3, n. 7, p. 57-77, 2012. Disponível em: https://docplayer.com.br/6471675-Diversidade-geo-bio-sociocultural-a-biogeografia-em-busca-dos-seus-conceitos.html. Acesso em: 5 ago. 2019.

HAESBAERT, Rogério. La Blache, Ratzel e a "Geografia Política". GEOgraphia, Niterói, v. 4, n. 7, 2002, p. 81-83. Disponível em: https://periodicos.uff.br/geographia/article/view/13425. Acesso em: 5 ago. 2019.

MARTINS, Luciana de Lima. Friedrich Ratzel. GEOgraphia, Niterói, v. 3, n. 5, p. 89-91, 2001. Disponível em: https://periodicos.uff.br/geographia/article/view/13402. Acesso em: 5 ago. 2019.

SANTOS, Fábio Ferreira. O professor e livro didático: implicações metodológicas na prática de ensino em geografia. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E FÓRUM PERMANENTE DE INOVAÇÃO EDUCACIONAL, 2016. Anais [...]. Aracaju: Universidade Tiradentes, 2016, GT2 - Educação e Ciências Humanas e Socialmente Aplicáveis. 9.1. Disponível em: https://eventos.set.edu.br/index.php/enfope/article/view/2363/1300. Acesso em: 5 ago. 2019.

SILVA, Robson Carlos; CARVALHO, Marlene de Araújo. O livro didático como instrumento de difusão de ideologias e o papel do professor intelectual transformador. In: III ENCONTRO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA UFPI/II CONGRESSO INTERNACIONAL EM EDUCAÇÃO, 2004. Anais [...]. p. 1-11. Disponível em: https://docplayer.com.br/8430294-O-livro-didatico-como-instrumento-de-difusao-de-ideologias-e-o-papel-do-professor-intelectual-transformador.html. Acesso em: 5 ago. 2019.

Downloads

Publicado

2020-06-26

Edição

Seção

Artigos Científicos