O estudo do lugar e cotidiano no ensino de geografia:
uma proposta pedagógica para o ensino fundamental
Keywords:
Astronomia, Deficiência Visual, Recurso DidáticoAbstract
O lugar é uma das categorias da geografia mais significativas para abordagem escolar, pois abre caminhos para o entendimento do cotidiano, identidade e espaço vivido do aluno, partindo de sua percepção, conhecimento prévio e vivência. A abordagem deste conceito em aula não pode ser meramente teórica, descritiva, mas sim permitir que o aluno aprenda por meio da riqueza do seu espaço e da realidade que o rodeia. Uma das maneiras de ensinar o lugar pode ser através da literatura e do desenho, buscando unir a imagem real ao mundo literário dos personagens. Neste ponto, o presente trabalho objetivou-se discutir sobre o lugar e cotidiano no ensino de geografia, por meio da literatura e desenho, abordando práticas pedagógicas que estimulam esta aprendizagem e que foram trabalhadas com os alunos do ensino fundamental.
References
CALLAI, H. C. O estudo do lugar como possibilidade de construção da identidade e pertencimento. In: CONGRESSO LUSO-AFRO-BRASILEIRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS, 8, 2004, Coimbra. Anais... Coimbra: Universidade de Coimbra, 2004. p. 01-10.
___________. Aprendendo a ler o mundo: A Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Caderno Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, p. 227-242, maio/ago. 2005. Disponível em: <http://www.cedes.unincamp.br>. Acesso em 20 de mar. de 2020.
___________. O ensino de Geografia: recortes espaciais para análise. p. 57-63. In: CASTROGIOVANNI, A. C. et. al. Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2010.
CARLOS, A. F. A. O lugar no/do mundo. São Paulo: FFLCH, 2007.
CASTELLAR, S. M. V. A alfabetização em geografia. Espaços da Escola, Ijuí, v. 10, n. 37, p. 29-46, jul./set. 2000.
CASTROGIOVANNI, A. C.; CALLAI, H. C.; KAERCHER, N. A. Ensino de geografia: práticas e textualizações. 3. ed. Porto Alegre: Mediação, 2003.
CASTRO, J. F. de. Geografia e literatura: da aproximação ao diálogo. In: SUZUKI, J. C.; LIMA, A. P. de; CHAVEIRO, E. F. (org.). Geografia, literatura e arte: epistemologia, crítica, interlocuções. Porto Alegre: Imprensa Livre, 2016. p. 332-347.
CAVALCANTI, L. de S. A geografia escolar e a cidade: Ensaios sobre o ensino de geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas, SP: Papirus, 2008.
_________________. A Geografia e a realidade contemporânea: Avanços, caminhos, alternativas. In: SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO,1, 2010, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte, 2010. p. 01-16.
_________________. O lugar como espacialidade na formação do professor de geografia: breves considerações sobre práticas curriculares. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 01-18, jul./dez., 2011.
COSGROVE, D. A geografia está em toda parte. Cultura e simbolismo nas paisagens humanas. p.92-123. In: CORRÊA, R. L.; ROSENDAHL, Z. (Orgs.). Paisagem, Tempo e Cultura. Rio de Janeiro: EDUERJ, 1988.
FERREIRA, L. F. Acepções recentes do conceito de lugar e sua importância para o mundo contemporâneo. Revista Território, Rio de Janeiro, ano 5, nº 9, pp. 65•83, jul./dez., 2000.
GOULART, L. B. O que afinal um professor dos anos iniciais precisa saber para ensinar geografia?. Percursos, Florianópolis, v. 13, n. 2, p. 8-19, jul./dez. 2012.
LEITE, C. M. C. O lugar e a construção da identidade: os significados construídos por professores de Geografia do ensino fundamental. Tese (doutorado) - Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, 2012.
MANFIO, V. O lugar na ótica do cotidiano, vivência e identidade: uma visão a partir da quarta colônia de imigração italiana, RS, Brasil. Revista presença geográfica. V.5, n.2, p. 26-34, 2018.
_________. O ensino de geografia na pandemia Covid-19: uma análise da perspectiva do lugar através de histórias em quadrinhos pelos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª. Cândida Zasso de Nova Palma-RS. Disciplinarum Scientia. Série: Ciências Humanas, Santa Maria, v. 21, n. 2, p. 133-144, 2020.
MARTINS, R. E. M. W. O uso da literatura infantil no ensino de geografia nos anos iniciais. Geo UERJ, Rio de Janeiro, n. 27, 2015, p. 64-79.
MOREIRA, R. O Discurso do Avesso: para a crítica da geografia que se ensina. São Paulo: contexto, 2014.
NASCIMENTO, L. K. do. O lugar do lugar no ensino de geografia: um estudo em escolas públicas do Vale do Ribeira – SP. 2012. São Paulo. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade de São Paulo, 2012.
ROCHA, R. A rua de Marcelo. São Paulo: Salamandra, 2001.
RODRIGUES, A. de L. Geografia e literatura: experiência na formação de professores dos anos iniciais. In: 14º Encontro Nacional de Prática de Ensino de Geografia Políticas, Linguagens e Trajetórias. 2019. Campinas. Anais... Campinas: Universidade Estadual de Campinas, 29 de junho a 4 de julho de 2019.
ROMÃO, F. de S. Ensino de Geografia e cidade: Construindo uma “cidade ideal” com o conhecimento dos alunos. Revista Tamoios, Rio de Janeiro, ano 7, n. 2, 2011.
SAINT-EXUPÉRY, A. de. O Pequeno Príncipe. São Paulo-SP: Círculo do Livro, 1989.
SALTORIS, D. B.; CARDOSO, C. Geografia e Literatura: uma proposta para um ensino interdisciplinar. In: ENCONTRO NACIONAL DOS GEÓGRAFOS, XVIII, 2016. São Luís-MA. Anais... São Luís-MA, 24 a 30 de jul. de 2016.
SANTOS, M. O lugar: encontrando o futuro. RUA - Revista de Urbanismo e Arquitetura, Salvador –BA, v. 4, n. 1, p. 34-39, 1996. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/rua/article/view/3113/2230. Acesso em: 30 de mar. de 2020.
SANTOS, M. A Natureza do Espaço: técnica e tempo, razão e emoção- 4ª Ed. 2ª reimpressão. São Paulo. Editora Universidade de São Paulo, 2006.
SOBRINHO, H. de C. Geografia escolar e o lugar: a construção de conhecimentos no processo de ensinar/aprender geografia. Geosaberes, Fortaleza, v. 9, n. 17, p. 1-17, jan./abr. 2018.
TUAN, Y. -F. Espaço e Lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: DIFEL, 1983.
VIEIRA, L. O lugar no ensino de geografia: no olhar dos/as estudantes. Pesquisar - Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia. Florianópolis, SC, v. 1, n. 1, out. 2014.
VIEIRA, L. O lugar como referência de aprendizagem no ensino de geografia: trajetória docente no estado de Santa Catarina. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA, I., Maceió –AL, 2018. Anais ... 12 a 14 de março de 2018. Disponível: file:///C:/Users/Celia/Downloads/4439-16057-1-PB%20(1).pdf. Acesso em: 28 de jan. de 2021.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 PESQUISAR – Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os artigos e demais obras publicados no PESQUISAR, passam a ser propriedade do periódico. A impressão, total ou parcial, fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação citando-se os autores, títulos, o nome da "Pesquisar", a edição, data da publicação, endereço eletrônico e data do acesso. A revista usa a licença Creative Commons.
AVISO DE DERECHOS RESERVADOS
Los artículos y otros trabajos publicados en PESQUISAR, pasan a ser propiedad de la revista. La impresión, en su totalidad o en parte, está sujeta a la mención expresa del origen de su publicación citando a los autores, el título, el nombre de la "Pesquisar", la edición, fecha de publicación, dirección de correo electrónico y fecha de acceso. La revista utiliza la licencia de Creative Commons.
COPYRIGHT STATEMENT
The articles and other works published in PESQUISAR, become the property of the journal. The total or partial printing is subject to the express mention of the source of its publication, citing the authors, titles, the name of the "Search", the edition, date of publication, electronic address and date of access. The magazine uses the Creative Commons license.