Jogos didáticos no ensino de geografia

relato de experiência no Colégio Estadual Cívico-Militar Padre João Wislinski, Curitiba/PR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5007/2359-1870.2025.e107496

Palabras clave:

Jogos de tabuleiro, Recursos didáticos, Ensino de Geografia

Resumen

O presente trabalho tem por objetivo analisar a contribuição de jogos de tabuleiro como recursos didáticos para o aprendizado de conteúdos da Geografia. A fim de retomar as principais características das regiões brasileiras, foi proposto aos alunos do sétimo ano, a elaboração de um jogo de tabuleiro sobre as regiões brasileiras. Os estudantes deveriam, sob orientação da docente, elaborar as perguntas, as cartas, o tabuleiro e as regras do jogo. Buscando compreender as contribuições do jogo de tabuleiro no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, foi realizada uma pesquisa via questionário do google, intentando verificar o engajamento dos mesmos com tal metodologia. A partir dos dados coletados durante a realização da implementação e das respostas dos questionários, foi possível verificar que foram acrescentados conhecimentos aos que os alunos já possuíam, assim como a atividade utilizando jogos de tabuleiro conseguiu envolver todos os alunos, contribuindo para uma aprendizagem significativa.

Biografía del autor/a

Debora Cristina Lopes, Secretaria de Estado da Educação do Paraná

Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Paraná. Professora de Geografia na Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED/PR), Curitiba.

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Publicado

2025-11-26