Jogos didáticos no ensino de geografia
relato de experiência no Colégio Estadual Cívico-Militar Padre João Wislinski, Curitiba/PR
DOI:
https://doi.org/10.5007/2359-1870.2025.e107496Palavras-chave:
Jogos de tabuleiro, Recursos didáticos, Ensino de GeografiaResumo
O presente trabalho tem por objetivo analisar a contribuição de jogos de tabuleiro como recursos didáticos para o aprendizado de conteúdos da Geografia. A fim de retomar as principais características das regiões brasileiras, foi proposto aos alunos do sétimo ano, a elaboração de um jogo de tabuleiro sobre as regiões brasileiras. Os estudantes deveriam, sob orientação da docente, elaborar as perguntas, as cartas, o tabuleiro e as regras do jogo. Buscando compreender as contribuições do jogo de tabuleiro no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, foi realizada uma pesquisa via questionário do google, intentando verificar o engajamento dos mesmos com tal metodologia. A partir dos dados coletados durante a realização da implementação e das respostas dos questionários, foi possível verificar que foram acrescentados conhecimentos aos que os alunos já possuíam, assim como a atividade utilizando jogos de tabuleiro conseguiu envolver todos os alunos, contribuindo para uma aprendizagem significativa.
Referências
AUSUBEL, David Paul. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, 2003.
BREDA, Thiara Vichiato. Jogos geográficos na sala de aula. Curitiba: Appris, 2018.
BREDA, Thiara Vichiato. O uso de jogos no processo de ensino aprendizagem na Geografia escolar. 164f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, 2013.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Pedagogia da Pesquisa-Ação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 483-502, set./dez. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/DRq7QzKG6Mth8hrFjRm43vF/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 25 jan. 2025.
GEO ILUSTRADA. Regionalização do Brasil – IBGE, Geiger e Milton Santos (Resumo ilustrado). YouTube, 23 maio 2023. 1 vídeo (7 min 2 s). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=y4xW_zOWJJY&t=11s. Acesso em: 25 jan. 2025.
LIMA, Márcia Helena de; VLACH, Vânia Rúbia. Geografia escolar: relações e representações da prática social. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 3, n. 5, p. 44-51, fev. 2002. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15289/8588. Acesso em: 25 jan. 2025.
MACEDO, Lino; PETTY, Ana Lúcia Sícoli; PASSOS, Norimar Christe. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed, 2005.
MEDEIROS, Monalisa Cristina Silva; SANTOS, Adriano Pequeno; PATRÍCIO, Maria da Conceição Marcelino. Produção de jogos como recursos didáticos no processo de ensino-aprendizagem da Geografia e Meio Ambiente. Revista de Educação Pública, Rio de Janeiro, v. 18, p. 1-5, 2018. Disponível em:
https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/18/11/produo-de-jogos-como-recursos-
didticos-no-processo-de-ensino-aprendizagem-da-geografia-e-meio-ambiente. Acesso em: 25 jan. 2025.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Currículo da Rede Estadual Paranaense – CREP: Geografia – Ensino Fundamental. Curitiba: SEED, 2018. Disponível em: https://professor.escoladigital.pr.gov.br/crep. Acesso em: 25 jan 2025.
PARANÁ, SEED. Brasil: Divisão Regional do IBGE. 2024. Disponível em: http://www.geografia.seed.pr.gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=348&evento. Acesso em: 25 jan. 2025.
SILVA, Vládia da; MUNIZ, Alexsandra Maria Vieira. A Geografia escolar e os recursos didáticos: o uso das maquetes no ensino-aprendizagem da Geografia. Geosaberes, Fortaleza, v. 3, n. 5, p. 62- 68, jan./jun. 2012. Disponível em: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/117. Acesso em: 25 jan. 2025.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 PESQUISAR - Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os artigos e demais obras publicados no PESQUISAR, passam a ser propriedade do periódico. A impressão, total ou parcial, fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação citando-se os autores, títulos, o nome da "Pesquisar", a edição, data da publicação, endereço eletrônico e data do acesso. A revista usa a licença Creative Commons.
AVISO DE DERECHOS RESERVADOS
Los artículos y otros trabajos publicados en PESQUISAR, pasan a ser propiedad de la revista. La impresión, en su totalidad o en parte, está sujeta a la mención expresa del origen de su publicación citando a los autores, el título, el nombre de la "Pesquisar", la edición, fecha de publicación, dirección de correo electrónico y fecha de acceso. La revista utiliza la licencia de Creative Commons.
COPYRIGHT STATEMENT
The articles and other works published in PESQUISAR, become the property of the journal. The total or partial printing is subject to the express mention of the source of its publication, citing the authors, titles, the name of the "Search", the edition, date of publication, electronic address and date of access. The magazine uses the Creative Commons license.




