Jogos didáticos no ensino de geografia

relato de experiência no Colégio Estadual Cívico-Militar Padre João Wislinski, Curitiba/PR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2359-1870.2025.e107496

Palavras-chave:

Jogos de tabuleiro, Recursos didáticos, Ensino de Geografia

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar a contribuição de jogos de tabuleiro como recursos didáticos para o aprendizado de conteúdos da Geografia. A fim de retomar as principais características das regiões brasileiras, foi proposto aos alunos do sétimo ano, a elaboração de um jogo de tabuleiro sobre as regiões brasileiras. Os estudantes deveriam, sob orientação da docente, elaborar as perguntas, as cartas, o tabuleiro e as regras do jogo. Buscando compreender as contribuições do jogo de tabuleiro no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, foi realizada uma pesquisa via questionário do google, intentando verificar o engajamento dos mesmos com tal metodologia. A partir dos dados coletados durante a realização da implementação e das respostas dos questionários, foi possível verificar que foram acrescentados conhecimentos aos que os alunos já possuíam, assim como a atividade utilizando jogos de tabuleiro conseguiu envolver todos os alunos, contribuindo para uma aprendizagem significativa.

Biografia do Autor

Debora Cristina Lopes, Secretaria de Estado da Educação do Paraná

Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Paraná. Professora de Geografia na Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED/PR), Curitiba.

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Publicado

2025-11-26