O uso de jogos na construção de conhecimentos geográficos em escolas de Santa Maria/RS
Resumo
Propor e desenvolver metodologias de ensino para a Geografia e pensar a formação de professores é fundamental na contemporaneidade. Dessa forma, a prática pedagógica desenvolvida neste trabalho foi construída em conjunto entre universidade e escolas parceiras e teve como objetivo trazer ferramentas dinâmicas e interativas para a sala de aula, bem como promover experiências de docência para os acadêmicos do curso de Geografia envolvidos no projeto. Metodologicamente, fez-se a observação de aulas e aplicou-se um questionário prévio. Com base nesses dados, propôs-se a aplicação de jogos como metodologia colaborativa e interativa para as aulas de Geografia, buscando reforçar os conteúdos trabalhados pelas docentes e promovendo a interatividade em sala de aula. Posteriormente, as aplicações foram avaliadas mediante um questionário posterior. Acredita-se que a proposta colaborou com a formação docente para o ensino de Geografia, potencializando atividades de ensino, pesquisa e extensão dos graduandos, dos pós-graduandos e docentes da Educação Básica.
Referências
ANDRADE, A. K. N.; MACHADO, M. R. I. M. Jogos didáticos na construção do conhecimento geográfico: uma possibilidade para o desenvolvimento de competências e habilidades. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 11, n. 21, p. 5–18, jan.-dez. 2021. Disponível em: https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/891/509. Acesso em: 9 maio 2022.
ALBURQUEQUE, M. A. M. de; DIAS, A. M. de L.; CARVALHO, L. E. P. (orgs). História da Geografia escolar: fontes, professores, práticas e instituições. v. 2. Curitiba: CRV, 2021a.
ALBURQUEQUE, M. A. M. de; DIAS, A. M. de L.; CARVALHO, L. E. P. (Orgs). História da Geografia escolar: fontes, professores, práticas e instituições. v. 2. Curitiba: CRV, 2021b.
BREDA, T. V. Jogando com a geografia: possibilidades para um ensino divertido. Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, v. 5, n. 9, p. 55-63, jan.-jun. 2018. Disponível em: https://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2689. Acesso em: 9 maio 2022.
BREDA, T. V.; PICANÇO, J. L; ZACHARIAS, A. A. Possibilidades para a alfabetização cartográfica a partir de jogos e sensoriamento remoto. Revista TERRAE, Campinas, v. 9, p. 41-48, 2012. Disponível em: http://ead.bauru.sp.gov.br/efront/www/content/lessons/43/Thiara%5B1%5D.pdf. Acesso em: 9 maio 2022.
CANVA. Plataforma Canva. 2021. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso: 21 ago. 2021.
CLASSTOOLS. Plataforma Classtools, 2021. Disponível em: https://www.classtools.net/. Acesso: 21 ago. 2021.
COPATTI, C. Geografia(s), Professor(es) e construção do pensamento pedagógico. Curitiba: CRV, 2020.
ESCAPE FACTORY. Plataforma de Jogos Escape Factory. 2021. Disponível em: https://escapefactory.me/#/. Acesso: 21 ago. 2021.
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Malhas Territoriais de Municípios e Unidades da Federação. Portal de Mapas do IBGE, 2018. Disponível em: https://portaldemapas.ibge.gov.br/portal.php#. Acesso: 9 maio 2022.
IPLAN - Instituto de Planejamento de Santa Maria. Arquivos vetoriais de Santa Maria, 2020. Disponível em: https://iplan.santamaria.rs.gov.br/mapas.php. Acesso: 9 maio 2022.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 PESQUISAR – Revista de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os artigos e demais obras publicados no PESQUISAR, passam a ser propriedade do periódico. A impressão, total ou parcial, fica sujeita à expressa menção da procedência de sua publicação citando-se os autores, títulos, o nome da "Pesquisar", a edição, data da publicação, endereço eletrônico e data do acesso. A revista usa a licença Creative Commons.
AVISO DE DERECHOS RESERVADOS
Los artículos y otros trabajos publicados en PESQUISAR, pasan a ser propiedad de la revista. La impresión, en su totalidad o en parte, está sujeta a la mención expresa del origen de su publicación citando a los autores, el título, el nombre de la "Pesquisar", la edición, fecha de publicación, dirección de correo electrónico y fecha de acceso. La revista utiliza la licencia de Creative Commons.
COPYRIGHT STATEMENT
The articles and other works published in PESQUISAR, become the property of the journal. The total or partial printing is subject to the express mention of the source of its publication, citing the authors, titles, the name of the "Search", the edition, date of publication, electronic address and date of access. The magazine uses the Creative Commons license.