O uso de jogos na construção de conhecimentos geográficos em escolas de Santa Maria/RS

Autores

Resumo

Propor e desenvolver metodologias de ensino para a Geografia e pensar a formação de professores é fundamental na contemporaneidade. Dessa forma, a prática pedagógica desenvolvida neste trabalho foi construída em conjunto entre universidade e escolas parceiras e teve como objetivo trazer ferramentas dinâmicas e interativas para a sala de aula, bem como promover experiências de docência para os acadêmicos do curso de Geografia envolvidos no projeto. Metodologicamente, fez-se a observação de aulas e aplicou-se um questionário prévio. Com base nesses dados, propôs-se a aplicação de jogos como metodologia colaborativa e interativa para as aulas de Geografia, buscando reforçar os conteúdos trabalhados pelas docentes e promovendo a interatividade em sala de aula. Posteriormente, as aplicações foram avaliadas mediante um questionário posterior. Acredita-se que a proposta colaborou com a formação docente para o ensino de Geografia, potencializando atividades de ensino, pesquisa e extensão dos graduandos, dos pós-graduandos e docentes da Educação Básica.

Biografia do Autor

Natália Lampert Batista, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Adjunta do Departamento de Geociências e do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria e Docente do Mestrado Profissional em Ensino de Geografia em Rede Nacional, pelo Instituto Federal Catarinense, Polo Brusque.

Bruno Brauner Sioqueta, Universidade Federal de Santa Maria

Graduando em Geografia Licenciatura e bolsista do Fundo de Incentivo a Extensão (FIEX) da Universidade Federal de Santa Maria, RS.

Angelita Tomazetti Scalamato, Colégio Tiradentes da Brigada Militar

Mestra em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria. Docente no Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Santa Maria, RS.

Carmen Luyara Canabarro Leal, Escola Municipal de Ensino Fundamental Zenir Aita

Mestra em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria. Docente na Escola Municipal de Ensino Fundamental Zenir Aita de Santa Maria, RS.

Maurício Rizzatti, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria.

Pedro Leonardo Cezar Spode, Universidade Federal de Santa Maria

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria.

Carina Petsch, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Adjunta do Departamento de Geociências e do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria.

Referências

ANDRADE, A. K. N.; MACHADO, M. R. I. M. Jogos didáticos na construção do conhecimento geográfico: uma possibilidade para o desenvolvimento de competências e habilidades. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 11, n. 21, p. 5–18, jan.-dez. 2021. Disponível em: https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/891/509. Acesso em: 9 maio 2022.

ALBURQUEQUE, M. A. M. de; DIAS, A. M. de L.; CARVALHO, L. E. P. (orgs). História da Geografia escolar: fontes, professores, práticas e instituições. v. 2. Curitiba: CRV, 2021a.

ALBURQUEQUE, M. A. M. de; DIAS, A. M. de L.; CARVALHO, L. E. P. (Orgs). História da Geografia escolar: fontes, professores, práticas e instituições. v. 2. Curitiba: CRV, 2021b.

BREDA, T. V. Jogando com a geografia: possibilidades para um ensino divertido. Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II, Rio de Janeiro, v. 5, n. 9, p. 55-63, jan.-jun. 2018. Disponível em: https://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/GIRAMUNDO/article/view/2689. Acesso em: 9 maio 2022.

BREDA, T. V.; PICANÇO, J. L; ZACHARIAS, A. A. Possibilidades para a alfabetização cartográfica a partir de jogos e sensoriamento remoto. Revista TERRAE, Campinas, v. 9, p. 41-48, 2012. Disponível em: http://ead.bauru.sp.gov.br/efront/www/content/lessons/43/Thiara%5B1%5D.pdf. Acesso em: 9 maio 2022.

CANVA. Plataforma Canva. 2021. Disponível em: https://www.canva.com/. Acesso: 21 ago. 2021.

CLASSTOOLS. Plataforma Classtools, 2021. Disponível em: https://www.classtools.net/. Acesso: 21 ago. 2021.

COPATTI, C. Geografia(s), Professor(es) e construção do pensamento pedagógico. Curitiba: CRV, 2020.

ESCAPE FACTORY. Plataforma de Jogos Escape Factory. 2021. Disponível em: https://escapefactory.me/#/. Acesso: 21 ago. 2021.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Malhas Territoriais de Municípios e Unidades da Federação. Portal de Mapas do IBGE, 2018. Disponível em: https://portaldemapas.ibge.gov.br/portal.php#. Acesso: 9 maio 2022.

IPLAN - Instituto de Planejamento de Santa Maria. Arquivos vetoriais de Santa Maria, 2020. Disponível em: https://iplan.santamaria.rs.gov.br/mapas.php. Acesso: 9 maio 2022.

Downloads

Publicado

2022-05-27

Edição

Seção

Espaço Metodológico