Cientistas feministas: maneiras transformadoras de habitar sistemas científicos

Autores

  • Uzuri Albizu UPV/EHU

DOI:

https://doi.org/10.1590/1806-9584-2022v30n380944

Palavras-chave:

sistema ciência/gênero, agência, identidades, ciência feminista

Resumo

O presente estudo se baseia nas experiências de seis cientistas feministas como forma de questionar os sistemas de poder no mundo científico. O estudo começa evidenciando o posicionamento social e histórico dos sistemas científicos e de gênero, do mesmo modo que demonstra a construção mútua de ambos processos. Seguidamente descreve e situa algumas experiências e discursos coletados por meio de entrevistas com as cientistas feministas. O poder é tido como uma força construtiva, o que incentiva o enfoque de discursos e práticas que confrontem e alterem as normas regulatórias atuais do mundo científico. Por esta razão, seis cientistas feministas são ouvidas como testemunhas expertas na intervenção feminista no mundo científico. O presente estudo se baseia nas experiências de seis cientistas feministas como forma de questionar os sistemas de poder na ciência. O estudo começa evidenciando o posicionamento social e histórico dos sistemas científicos e de gênero, do mesmo modo que demonstra a construção mútua de ambos processos. Seguidamente descreve e situa algumas experiências e discursos coletados por meio de entrevistas com as cientistas feministas. O poder é tido como uma força construtiva, o
que incentiva o enfoque de discursos e práticas que confrontem e alterem as normas regulatórias atuais de sistemas científicos. Por esta razão, seis cientistas feministas são ouvidas como testemunhas expertas na intervenção feminista na ciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADAN, Carme. Feminismo y conocimiento. De la experiencia de las mujeres al ciborg. A Coruña: Ediciones Espiral Maior, 2006.

ANDERSON, Elizabeth. “Feminist epistemology and philosophy of science”. In: ZALTA, Edward

(Ed.). The Stanford Encyclopedia of Philosophy [online]. Stanford, 2020. Available in https://plato.stanford.edu/entries/feminism-epistemology/. ISSN 1095-5054. Retrieved on 09/03/2020.

BENHABIB, Seyla. “Feminism and postmodernism”. In: BENHABIB, Seyla; BUTLER, Judith; CORNELL, Drucilla; FRASER, Nancy (Eds.). Feminist contentions: A philosophical exchange. New York: Routledge, 1995. p. 17-34.

BERDINTASUNERAKO ZUZENDARITZA. Akademe. UPV/EHUko emakume akademikoen lidergorako programa [online]. Leioa: University of the Basque Country, 2019. Available in https://www.ehu.eus/documents/5004781/11588957/Convocatoria+ona/3b56b890-2db6-4d84-fbb5-aea930a07406. Retrieved on 13/01/2020.

BIGLIA, Barbara. Narrativas de mujeres sobre las relaciones de género en los Movimientos

Sociales. 2005. PhD (La representació mental: Cognició, Comunicació i Ciencia) – Faculty of

Psychology of the University of Barcelona, Barcelona, Spain.

BISHOP, Alan. “Western mathematics: the secret weapon of cultural imperialism”. Race & Class, London, v. 32, n. 2, p. 51-65, oct. 1990.

BLANCO, Quesé; EGIDO, Sara; AUBINYA, Axel. “Reconstruyendo los hitos de la antropología”. Con Teresa del Valle. Perifèria: revista de investigación y formación en antropología, Barcelona, v. 13, p. 1-26, 2010.

BRICKHOUSE, Nancy. “Embodying science: A feminist perspective on learning”. Journal of

Research in Science Teaching, New Jersey, v. 38, n. 3, p. 282-295, mar. 2001.

BUTLER, Judith. Gender trouble: Feminism and the subversion of identity. New York: Routledge, 1990.

CLANCE, Pauline; IMES, Suzanne. “The impostor phenomenon in high achieving women: Dynamics and therapeutic intervention”. Psychotherapy: Theory, Research and Practice, v. 15, n. 3, p. 241-247, 1978.

COOPER, Oliver. “Where and what are the barriers to progression for female students and

academics in UK Higher Education?”. Perspectives: Policy and Practice in Higher Education,

Manchester, v. 23, n. 2-3, p. 93-100, apr. 2019.

DAMARIN, Suzanne. “Towards thinking feminism and mathematics together”. Signs, Chicago, v. 34, n. 1, p. 101-123, 2008.

ESTEBAN, Mari Luz. “Identidades de género, feminismo, sexualidad y amor: Los cuerpos como

agentes”. Política y Sociedad, Madrid, v. 46, n. 1-2, p. 27-41, 2009.

FEDERICI, Silvia. Caliban and the witch. Women, body and primitive accumulation. New York:

Autonomedia, 2004.

FEE, Elizabeth. “Is feminism a threat to scientific objectivity?”. International Journal of Women’s

Studies, Montreal, v. 4, p. 378-392, 1981.

FOUCAULT, Michel. Power/Knowledge. Harlow: Prentice Hall, 1980.

FOX KELLER, Evelyn. Reflections on gender and science. Yale: Yale University Press, 1985.

HARAWAY, Donna. Simians, cyborgs, and women. The reinvention of nature. London: Free

Association Books, 1991.

HARDING, Sandra. Whose Science? Whose Knowledge? Ithaca: Cornell University Press, 1991.

LAVE, Jean. Learning as participation in communities of practice. In: ANNUAL MEETING OF THE

AMERICAN EDUCATIONAL RESEARCH ASSOCIATION. San Francisco, 1992.

LLOYD, Genevieve. The man of reason. ‘Male’ and ‘female’ in western philosophy. London:

Methuen & Co, 1984.

MESSER-DAVIDOW, Ellen. “Know-How”. In: HARTMAN, Joan; MESSER-DAVIDOW, Ellen (Eds.). (En) gendering knowledge. Knoxville: The University of Tennessee Press, 1991. p. 281-309.

O’LEARY, Zina. The essential guide to doing research. London: Sage Publications, 2004.

ONG, Maria; SMITH, Janet; KO, Lily. “Counterspaces for women of color in STEM higher education: Marginal and central spaces for persistence and success”. Journal of Research in Science Teaching, New Jersey, v. 55, n. 2, p. 206-245, feb. 2017.

PEREZ-SEDEÑO, Eulalia. “Las lógicas que nunca nos contaron (y las que nunca serán)”. Clepsydra, La Laguna, v. 5, p. 19-35, 2006.

PERONA, Ángeles. “La construcción del concepto de ciudadanía en la modernidad”. Arenal,

Granada, v. 2, n. 1, p. 25-40, 1995.

SAX, Linda; LEHMAN, Kathleen; BARTHELEMY, Ramón; LIM, Gloria, “Women in physics: A comparison to science, technology, engineering, and math education over four decades”. Physical Review Physics Education Research, v. 12, n. 2, p. 1-17, jul. 2016.

STINSON, David. “Negotiating sociocultural discourses: The counter-storytelling of academically (and mathematically) successful African American male students”. American Educational Research Journal, Thousand Oaks, v. 45, n. 4, p. 975-1010, dec. 2013.

Publicado

2022-12-14

Como Citar

Albizu, U. (2022). Cientistas feministas: maneiras transformadoras de habitar sistemas científicos. Revista Estudos Feministas, 30(3). https://doi.org/10.1590/1806-9584-2022v30n380944

Edição

Seção

Artigos Temáticos Mulheres em Pesquisas

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.