Gender in Physical Education Teaching Practice: “Girls Don’t Like to Sweat, Boys are Skilled in Games?”

Authors

  • Helena Altmann Universidade Estadual de Campinas
  • Eliana Ayoub Universidade Estadual de Campinas
  • Silvia Cristina Franco Amaral Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0104-026X2011000200012

Abstract

This paper aims to analyze the way in which gender is related with physical educations class. This analysis was based on answers to open-ended questions by state school teachers from the metropolitan area of Campinas, São Paulo in 2009. The analysis contemplated two main points: the curriculum design and class content selected by the teachers; open and hidden conflicts. The teacher’s views about gender showed to be varied and only some of them consider sex difference in curriculum design. Differences in the performance of boys and girls appear as the main source of conflicts. Mixed classes were seen to contribute for eliminating stereotypical views of femininity and masculinity and for showing that not all boys prefer team sports and that girls enjoy playing them as well.

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Author Biographies

Helena Altmann, Universidade Estadual de Campinas

É docente da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde atua na graduação e na pós-graduação. Tem experiência na área de educação e educação física, com ênfase em gênero e sexualidade. Coordena o Grupo de Pesquisa “Corpo e Educação”, vinculado à Faculdade de Educação Física da UNICAMP. Dentre as suas publicações mais recentes, incluem-se: “Educação sexual em uma escola: da reprodução à prevenção”. Cadernos de Pesquisa, v. 39, p. 175-200, 2009; “Educação sexual: ética, liberdade e autonomia”.Educar em Revista, p. 63-80, 2009; “Educação sexual e primeira relação sexual: entre expectativas e prescrições”. Revista Estudos Feministas, v. 15, p. 333-356, 2007.

Eliana Ayoub, Universidade Estadual de Campinas

É docente da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), vinculada ao Laboratório de Estudos sobre Arte, Corpo e Educação (LABORARTE). Atua na área de ensino e formação de professores, desenvolvendo pesquisas sobre temáticas concernentes a escola, relações educativas e cotidiano, com ênfase no estudo da educação física escolar, ginástica geral, corpo e linguagem. Dentre suas publicações, destacam-se: organização do dossiê “Entrelugares do corpo e da arte”, Revista Pro-Posições, v. 21, n. 2 (62), maio/ago. 2010. p. 13-159; “Corpo, linguagem e educação: experiências com a ginástica geral”, capítulo do livro Corporeidade e educação: tecendo sentidos... São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 139-156; “Ginástica geral na formação em pedagogia”, capítulo do livro Ginástica geral: experiências e reflexões. São Paulo: Phorte Editora, 2008. p. 37-54.

Silvia Cristina Franco Amaral, Universidade Estadual de Campinas

É docente da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), vinculada à graduação e pós-graduação em Educação Física, dedicando-se aos estudos do lazer e das políticas públicas dessa área. Tem publicado em periódicos e participado de eventos nacionais e internacionais. Entre suas principais publicações estão artigos como: “Entre a marquise e a pista central: espaço para o tempo livre no Parque do Ibirapuera”. Movimento (UFRGS), v. 16, p. 249-266, 2010; “Reflexões sobre a produção em políticas públicas de educação física, esporte e lazer”. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 31, p. 41-57, 2009; “Public Leisure Policies in Porto Alegre, Brazil: From Representative to participative democracy”. World Leisure Journal, v. 50, p. 127-138, 2008.

Published

2011-01-01

How to Cite

Altmann, H., Ayoub, E., & Amaral, S. C. F. (2011). Gender in Physical Education Teaching Practice: “Girls Don’t Like to Sweat, Boys are Skilled in Games?”. Revista Estudos Feministas, 19(2), 491. https://doi.org/10.1590/S0104-026X2011000200012

Issue

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