A Generalização dos Termos de uma Progressão Aritmética por Alunos do Ensino Médio<br>The Generalization of the Terms of an Arithmetic Progression by High Schools Students
DOI:
https://doi.org/10.5007/10.5007-1981-1322.2011v6n1p15Resumo
Este artigo relata os resultados da primeira sessão de uma sequência didática aplicada para alunos de uma 1ª série do Ensino Médio. Esta sequência didática faz parte de uma pesquisa que tinha por objetivo verificar se é possível dar condições para que alunos generalizem termos de uma Progressão Aritmética e, em caso afirmativo, se esta generalização permite que estes alunos construam uma fórmula para o termo geral. O artigo apresenta teorias que fundamentaram tal pesquisa e a metodologia utilizada para elaborar, aplicar e analisar a sequência didática. Os resultados da sessão revelaram que alguns alunos conseguiram construir um esquema generalizador para os termos de uma progressão aritmética, o que indica que alunos conseguem generalizar termos deste tipo de sequência e esta generalização pode ser utilizada para levá-los à construção de uma fórmula para o termo geral.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).