O Ensino de Matemática para Alunos Surdos: Quais os Desafios que o Professor Enfrenta?<br>The Teaching of Mathematics for Deaf Students: Which the Challenges that the Teacher Faces?

Autores

  • Crispim Joaquim de Almeida Miranda SEDUC -PA
  • Tatiana Lopes de Miranda UNAMA

DOI:

https://doi.org/10.5007/10.5007-1981-1322.2011v6n1p31

Resumo

O presente artigo tem como objetivo fazer uma reflexão a respeito do ensino da matemática para alunos surdos. Num primeiro momento, são analisados aspectos referentes à cultura surda, dando ênfase as características e singularidades dessas pessoas, ao modo como elas se desenvolvem e como ocorre o processo de aquisição de conhecimento. Num segundo momento, é abordado o ensino da matemática, mostrando as percepções docentes relacionadas ao seu fazer pedagógico, discutindo a maneira de proceder do professor quando se depara em sala de aula com alunos surdos. Visa também mostrar a importância de compreender o uso da LIBRAS (língua brasileira de sinais) para se chegar ao raciocínio lógico-matemático do aluno, bem como a sua alfabetização e letramento matemático.

Biografia do Autor

Crispim Joaquim de Almeida Miranda, SEDUC -PA

Graduado em Matemática pela UEPA e em Ciências pela UFPA.Especialista em Fundamentos da Matemática elementar pela UEPA.É professor da Secretaria de Educação do Estado do Pará.SEDUC -PA.

Tatiana Lopes de Miranda, UNAMA

Graduada em Matemática pela UFPA. Atualmente faz pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática pela UNAMA.

Downloads

Publicado

2012-02-27

Edição

Seção

Artigos