Estatística descritiva e botânica no novo ensino médio: uma abordagem interdisciplinar e construtivista
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2025.e100699Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Construtivismo, Estatística, BiologiaResumo
Este artigo tem como objetivo analisar as contribuições do ensino de Botânica e Estatística Descritiva em uma prática de ensino na perspectiva construtivista e de abordagem interdisciplinar com alunos da segunda série do ensino médio para o processo de ensino e de aprendizagem. A pesquisa foi conduzida em uma escola do campo em São João do Triunfo, PR, e consistiu em cinco etapas. A revisão teórica explorou a conexão entre Estatística e Biologia sob a perspectiva construtivista. A implementação prática envolveu o desenvolvimento de uma sequência de ensino alinhada aos novos padrões curriculares do Ensino Médio, integrando conceitos estatísticos e botânicos. Os alunos da segunda série foram envolvidos em atividades práticas, incluindo a coleta e análise de 120 folhas de Prunus doméstica, bem como a elaboração de exsicatas foliares para análise morfológica. Por meio de Análise Textual Discursiva, foram identificadas dificuldades conceituais dos alunos. Conclui-se que uma aula embasada nas premissas construtivistas e interdisciplinar pronome o engajamento ativo e participativo dos estudantes, conferindo-lhes maior interesse e dinamismo nos processos educacionais.
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