Mode d’emploi: de « le plaisir de voir, de comprendre, de dire et d’inventer... En mathématiques, bien sûr ! » à l’usage des élèves d’abord, de leurs enseignants et des didacticiens

Instruções de uso: de “O prazer de ver, entender, expressar e inventar... em matemática, é claro!” aos alunos em primeiro lugar, seus professores e educadores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2025.e105197

Palavras-chave:

Aprendizagem Matemática, Registros de Representação Semiótica, Raymond Duval

Resumo

O presente texto é um desdobramento do artigo "Prazer de ver, entender, expressar e inventar... em matemática, é claro!” aos alunos em primeiro lugar, seus professores e educadores", de Raymond Duval. Nesta escrita, apresentamos instruções didáticas de como utilizar os contributos do artigo para a pesquisa e a prática dos professores em sala de aula. Esperamos que ele traga novas reflexões sobre as possibilidades da abordagem semiocognitiva de aprendizagem de Raymond Duval.

Referências

MORETTI, Méricles T.; SABEL, Eduardo (Orgs.). Florilégio de pesquisas que envolvem a teoria semiocognitiva de aprendizagem matemática de Raymond Duval (parte 2). Florianópolis: GPEEM/UFSC, 2023a. Disponível em https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203982

DUVAL, R. Le plaisir de voir, de comprendre, de dire et d’inventer…en mathématiques, bien sûr ! REVEMAT, 2023b. Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/issue/view/3547

DUVAL, R. Figures et visualisation géométrique : «voir» en géométrie. Dans Lima, J. (Eds) Du mot au concept. Figure, 147-182. Grenoble: Presses Universitaires, 2015.

DUVAL, R. (2018). Pour l’éducation du regard en géométrie élémentaire et en peinture (Traduction Bruno d’Amore). La matematica e la sua didattica trad Bruno d’Amore, 26 (2), 211-245. https://rsddm.dm.unibo.it/wp-content/uploads/2018/10/Duval-Per-leducazione-allo-sguardo-in-geometria-elementare-e-in-pittura-MD-2018-26-2-3.pdf

DUVAL R., Sémiosis et Pensée humaine : registres sémiotiques et apprentissages intelectuels. Chap. II, Fig. 1 Fonctions et opérations discursives d’une langue, Fig. 1, p. 90-91. La fonction apophantique d’expression d’énoncés complets, p.110-112, 1995.

LEMONIDIS, E. C. (1990). Conception, réalisation et résultats d´une expérience d´enseignement de l´homothétie. Thèse ULP, Strasbourg, 1990.

Downloads

Publicado

2025-03-31

Edição

Seção

Traduções