O conceito de número na proposta curricular de matemática do Estado de Santa Catarina: uma análise a luz da abordagem histórico - cultural

Autores

  • Josélia Euzébio da Rosa Universidade Federal do Paraná
  • Ademir Donizeti Caldeira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ademir Damazio Universidade do Extremo Sul Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2008v3n1p5

Resumo

A proposta Curricular de matemática do Estado de Santa Catarina constitui o objeto de estudo do presente artigo. A referida proposta, que se diz fundamentada na abordagem Histórico-Cultural (AHC), foi elaborada por um grupo de professores da educação básica da rede estadual de ensino. Nosso objetivo foi investigar os possíveis pontos de convergências e divergências entre as orientações para o desenvolvimento dos conceitos matemáticos apresentadas na Proposta e o desenvolvimento de conceitos na abordagem histórico-cultural. Mas especificamente em Vigotski e Davídov. Nas análises, priorizamos um conceito que a criança inicia seu conhecimento quando entra na escola e que conserva a sua entidade durante todo o processo de estudo da matemática escolar: o conceito de número e sua significação aritmética, geométrica e algébrica. Ao analisar a proposta, percebemos que as orientações apresentadas para o desenvolvimento do conceito de número, estão mais próximas ao desenvolvimento histórico desse objeto matemático e aos índices de livros didáticos do que ao desenvolvimento dos conceitos em Vigotski e Davidov. O movimento do desenvolvimento do conceito de número na evolução histórica e na proposta curricular segue do particular para o geral. Porém, a ordem genética do desenvolvimento dos conceitos, de acordo com a AHC, na idade escolar, consiste no inverso, do geral para o particular, um conceito se sobrepõe aos outros e incorpora o mais particular.

Biografia do Autor

Josélia Euzébio da Rosa, Universidade Federal do Paraná

Licenciada em Matemática pela UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense (2002). Especialista em Educação Matemática também pela UNESC (2004) mestre em Educação, linha de pesquisa educação matemática, pela UFPR - Universidade Federal do Paraná (2006). Doutoranda, também na UFPR - Educação Matemática. Atualmente participa de dois grupos de pesquisa: GPEMAHC Grupo de pesquisa em educação matemática: uma abordagem histórico - cultural, coordenado pelo prof. Dr Ademir Damazio da UNESC; E, GEPAPE - Grupo de Estudos e Pesquisa da Atividade Pedagógica, coordenado pelo prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura da FEUSP.

Ademir Donizeti Caldeira, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP-Rio Preto (1987), mestrado em Educação Matemática (Etnomatemática) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP-Rio Claro (1992) e doutorado em Educação Matemática (Modelagem) pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP (1998). Atualmente professor adjunto II da Universidade Federal de Santa Catarina atuando no Centro de CIências da Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica. Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em Etnomatemática, Modelagem Matemática e Educação Ambiental. É editor-adjunto da Revista Alexandria e sócio da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, vice coordenador do Grupo de Trabalho de Modelagem Matematica desta Sociedade e atualmente, vice-diretor do Centro de Ciências da Educação da UFSC

Ademir Damazio, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Formado em Matemática pela Universidade do Planalto Catarinense (1980), mestrado (1991) e doutorado (2000) em Educação pela UFSC. Atualmente é professor titular da Universidade do Extremo Sul Catarinense e Membro de corpo editorial da Revista de Ciências Humanas (Criciúma).

Downloads

Publicado

2008-01-01

Edição

Seção

Artigos