O conceito de número na proposta curricular de matemática do Estado de Santa Catarina: uma análise a luz da abordagem histórico - cultural
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2008v3n1p5Abstract
A proposta Curricular de matemática do Estado de Santa Catarina constitui o objeto de estudo do presente artigo. A referida proposta, que se diz fundamentada na abordagem Histórico-Cultural (AHC), foi elaborada por um grupo de professores da educação básica da rede estadual de ensino. Nosso objetivo foi investigar os possíveis pontos de convergências e divergências entre as orientações para o desenvolvimento dos conceitos matemáticos apresentadas na Proposta e o desenvolvimento de conceitos na abordagem histórico-cultural. Mas especificamente em Vigotski e Davídov. Nas análises, priorizamos um conceito que a criança inicia seu conhecimento quando entra na escola e que conserva a sua entidade durante todo o processo de estudo da matemática escolar: o conceito de número e sua significação aritmética, geométrica e algébrica. Ao analisar a proposta, percebemos que as orientações apresentadas para o desenvolvimento do conceito de número, estão mais próximas ao desenvolvimento histórico desse objeto matemático e aos índices de livros didáticos do que ao desenvolvimento dos conceitos em Vigotski e Davidov. O movimento do desenvolvimento do conceito de número na evolução histórica e na proposta curricular segue do particular para o geral. Porém, a ordem genética do desenvolvimento dos conceitos, de acordo com a AHC, na idade escolar, consiste no inverso, do geral para o particular, um conceito se sobrepõe aos outros e incorpora o mais particular.
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