O Teorema de Pitágoras segundo a dialética ferramenta-objeto

Autores

  • Ana Paula Jahn Universidade Bandeirante de São Paulo
  • Vincenzo Bongiovanni Faculdades Universitas

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2008v3n1p78

Resumo

Neste artigo, descrevem-se sinteticamente as fases de organização para a construção de conceitos matemáticos segundo a dialética ferramenta-objeto introduzida por R. Douady. Esse tipo de organização enfatiza a importância de se alternar, no ensino, os aspectos ferramenta e objeto de uma dada noção matemática, fornecendo ainda princípios metodológicos interessantes para o professor. Um exemplo de tal organização é apresentado no campo da Geometria, e mais precisamente, relativo ao Teorema de Pitágoras.

Biografia do Autor

Ana Paula Jahn, Universidade Bandeirante de São Paulo

possui Bacharelado e Licenciatura em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989), Mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994) e Doutorado em Didática da Matemática pela Universidade Joseph Fourier - Grenoble I, França (1998). Atualmente é professora-pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Bandeirante de São Paulo (UNIBAN). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências e de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, formação de professores de Matemática, ensino-aprendizagem de Geometria e ambientes de Geometria Dinâmica, tecnologia educacional e Educação a Distância.

Vincenzo Bongiovanni, Faculdades Universitas

Possui graduação em Engenharia mecânica pela Universidade de São Paulo (1974), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo (1973), mestrado em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1987) e doutorado em Didática da matemática - Université Joseph Fourier (2001). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, atuando principalmente nos seguintes temas: geometria, novas tecnologias,formação de professores e história da matemática.

Downloads

Publicado

2008-01-01

Edição

Seção

Artigos