A integração da tecnologia na prática do professor que ensina matemática na educação básica: uma proposta de pesquisa-ação

Autores

  • Marilena Bittar Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Sheila Denize Guimarães Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Mônica Vasconcellos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2008v3n1p84

Resumo

Nesse artigo apresentamos resultados parciais de uma pesquisa-ação em andamento, cujo objetivo é investigar a integração da tecnologia na prática pedagógica de professores que ensinam Matemática na Educação Básica. Para tanto, esse trabalho tem sido desenvolvido em algumas fases: 1ª) constituição e consolidação do grupo; 2ª) estudo coletivo do tema Softwares Educacionais e suas possibilidades para a aprendizagem Matemática; 3ª) estudo e análise de um software que pode contribuir com a aprendizagem da Matemática; 4ª) leitura e discussão de textos que abordem questões ligadas a essa temática; 5ª) elaboração de seqüências didáticas. Os resultados indicam que: 1) o sentimento de fazer parte de um grupo começou a ser construído logo nos primeiros encontros, quando os professores expuseram os problemas que vivenciavam nas escolas; 2) ao longo dos encontros percebemos alguns momentos de colaboração, em especial naqueles destinados à exploração do LOGO.

Biografia do Autor

Marilena Bittar, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

possui graduação em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1984), mestrado em Matemática pela Universidade de Brasília (1987), doutorado em Didática de Disciplinas Científicas - Universite de Grenoble I (Scientifique et Medicale - Joseph Fourier) (1998) e pós doutorado em Educação Matemática na Universidade Joseph Fourier. Atualmente é coordenadora do Mestrado em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e professora associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matematica, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, informática educativa e formação de professores. Desde 2002 realiza projeto de pesquisa em parceria com pesquisadores da Universidade Joseph Fourier, com os quais desenvolve um projeto de cooperação Capes-Cofecub. É lider do GEEMA/CNPq - Grupo de Estudos em Educação Matemática e Coordenadora do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a docência da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, campus Campo Grande.

Sheila Denize Guimarães, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1998), mestrado em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2005) , doutorado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2009). Professora da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Participa do grupo de pesquisa GEEMA/CNPq - Grupo de Estudos em Educação Matemática. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem.

Mônica Vasconcellos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica Dom Bosco, mestrado em Educação pela mesma instituição e doutorado em Educação pela UFMS. Atualmente é professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e líder do GED/CNPq - Grupo de Estudos ligados à Docência. Tem experiência nas áreas de Educação e Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação docente, prática pedagógica, início da docência e ensino de Matemática.

Downloads

Publicado

2008-01-01

Edição

Seção

Artigos