Prática de ensino e estágio supervisionado na formação do professor de matemática
The practice of teaching and supervised traineeship in the formation of the mathematics teacher

Rosinete Gaertner, Vanessa Oechsler

Resumo


O artigo apresenta a trajetória histórica da prática de ensino e estágio supervisionado na legislação da educação brasileira. Busca ainda compreender as mudanças ocorridas no currículo e no papel da prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores de Matemática nos últimos quarenta anos, tendo por base a análise das atividades de estágio no curso de Matemática da Universidade Regional de Blumenau, criado em 1968. Para isso, destaca fatos históricos e aspectos legais relativos à prática de ensino e a realização de estágio, apresenta e interpreta os dados da investigação de campo, concluindo ser fundamental a conexão entre teoria e prática, ação e reflexão na formação inicial do educador.


Palavras-chave


Prática de Ensino; Estágio; Legislação; Formação de Professores; Matemática

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DOI: https://doi.org/10.5007/1981-1322.2009v4n1p67

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REVEMAT: R. Eletr. Educ. Mat., UFSC/MTM/PPGECT, Florianópolis, SC, Brasil, eISSN 1981-1322.
 
 

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