Registros de representação semiótica, tarefas e análise de dados: articulações em torno do currículo de matemática
The semiotic representation register, tasks and data analysis: articulations concerning the curriculum of mathematics

Janecler Aparecida Amorin Colombo, Roberta Schnorr Buehring, Méricles Thadeu Moretti

Resumo


Neste artigo procuramos investigar a possibilidade de que os registros de representação semiótica dos objetos matemáticos, em particular, aqueles relacionados à Análise de Dados possam ser explicitados nos currículos de Matemática. Com esse propósito buscamos desenvolver um ensaio de uma proposta curricular para o ensino básico que articule os objetos matemáticos às diferentes representações semióticas em diferentes tarefas escolares. Para a realização desta pesquisa tomamos por base os registros de representações semiótica de Duval, a idéia do currículo em rede de Pires e o estudo sobre a diversidade e natureza das tarefas escolares em Ponte.


Palavras-chave


Registros de representação semiótica; Análise de Dados; Tarefas Escolares; Currículo de Matemática

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DOI: https://doi.org/10.5007/1981-1322.2009v4n1p90

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REVEMAT: R. Eletr. Educ. Mat., UFSC/MTM/PPGECT, Florianópolis, SC, Brasil, eISSN 1981-1322.
 
 

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