The semiotic representation register, tasks and data analysis: articulations concerning the curriculum of mathematics.

Authors

  • Janecler Aparecida Amorin Colombo Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Roberta Schnorr Buehring Prefeitura Municipal de Florianópolis
  • Méricles Thadeu Moretti Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2009v4n1p90

Abstract

In this paper we investigate the possibility of the semiotic representation registers of mathematical objects, in particular those related to Data Analysis, to be precisely expressed in the curricula of Mathematics. To reach this end we tried to develop a test of a curricular proposal for primary education that articulates the mathematical objects to different semiotic representations in different learning tasks. To carry out this research we had as our base Duval’s semiotic representations registers, Pires’s idea of a network curriculum, and Ponte’s study of diversity and nature of homework.

Author Biographies

Janecler Aparecida Amorin Colombo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Ciências Habilitação em Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1997), especialização em Educação Matemática, Mestrado em Métodos Numéricos em Engenharia pela Universidade Federal do Paraná (2001) e Doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Atualmente é professora adjunto I na Coordenação de Licenciatura em Matemática, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco. Tem experiência na área de Educação e Matemática, com ênfase nos processos de ensino e de aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, representação semiótica, prática de ensino, história e epistemologia na Educação Matemática.

Roberta Schnorr Buehring, Prefeitura Municipal de Florianópolis

possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1999), especialização em Alfabetização pela Universidade do Vale do Itajaí (2002) e mestrado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Atualmente é assessora do Bloco Inicial de Alfabetização (BIA) da Prefeitura Municipal de Florianópolis, atuando principalmente nos seguintes temas: tratamento da informação, registros de representação semiótica, alfabetização e letramento.

Méricles Thadeu Moretti, Universidade Federal de Santa Catarina

possui Licenciatura Em Matemática - Universidade Federal de Santa Catarina (1977), mestrado em Matemática Aplicada - Universidade Estadual de Campinas (1979) e doutorado em Didática da Matemática - Universidade de Strasbourg I (1992). Pós-doutor pela Universidade de Lisboa. Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina. Pesquisa na área de Educação Matemática, com ênfase em Semiótica e Aprendizagem Matemática.

Published

2009-01-01

Issue

Section

Artigos