Um estudo sobre a área do retângulo em livros didáticos de matemática<br>A study on the area of the rectangle in mathematics textbooks
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2010v5n1p48Resumo
Sem a pretensão de sermos exaustivos, mapeamos e analisamos situações que envolvem área do retângulo, como recurso para outras temáticas e como objeto de estudo, em livros didáticos de Matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental. A representação da área do retângulo na malha quadriculada, com figuras em posição prototípica: lado de maior comprimento apoiado na horizontal e a figura sem inclinação, predomina nas situações analisadas. Os dados numéricos nas situações analisadas resultam da contagem dos quadradinhos, principal unidade de medida de área. Os dados confirmam que o cálculo da área do retângulo é freqüentemente usado para dar sentido à multiplicação. Por outro lado, alimentam a reflexão sobre a necessidade de estudar relações (imbricações) entre campos conceituais, bem como a influência dos contextos do cotidiano na resolução de problemas envolvendo área do retângulo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).