Um estudo sobre a área do retângulo em livros didáticos de matemática<br>A study on the area of the rectangle in mathematics textbooks

Autores

  • Rosinalda Aurora de Melo Teles UFPE

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2010v5n1p48

Resumo

Sem a pretensão de sermos exaustivos, mapeamos e analisamos situações que envolvem área do retângulo, como recurso para outras temáticas e como objeto de estudo, em livros didáticos de Matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental. A representação da área do retângulo na malha quadriculada, com figuras em posição prototípica: lado de maior comprimento apoiado na horizontal e a figura sem inclinação, predomina nas situações analisadas. Os dados numéricos nas situações analisadas resultam da contagem dos quadradinhos, principal unidade de medida de área. Os dados confirmam que o cálculo da área do retângulo é freqüentemente usado para dar sentido à multiplicação. Por outro lado, alimentam a reflexão sobre a necessidade de estudar relações (imbricações) entre campos conceituais, bem como a influência dos contextos do cotidiano na resolução de problemas envolvendo área do retângulo.

Biografia do Autor

Rosinalda Aurora de Melo Teles, UFPE

Doutora em Educação pela UFPE. Professora Adjunta do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da UFPE. Docente Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica.  

Downloads

Publicado

2011-03-28

Edição

Seção

Artigos