A história do lúdico na educação The history of playful in education

Autores

  • Alexandre Santanna Universidade Cruzeiro do Sul- UNICSUL
  • Paulo Roberto Nascimento Universidade Cruzeiro do Sul- UNICSUL

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2011v6n2p19

Resumo

Este artigo tem como objetivo contribuir para o enriquecimento profissional dos professores que ensinam matemática na perspectiva de um conhecimento mais aprofundado sobre a história do uso do lúdico no processo de ensino e aprendizagem, resgatando sua utilidade desde os primórdios, passando pela idade média até os dias atuais. A importância do lúdico como instrumento metodológico é abordada sob a ótica da utilização dos mesmos na busca de um melhor aprendizado dos alunos, em relação aos conhecimentos matemáticos, partindo da escolha da melhor atividade lúdica a ser utilizada para cada conteúdo programático, dos objetivos a serem alcançados com o uso dessas atividades, que favoreçam a exploração do potencial e o desenvolvimento das habilidades que eles proporcionam. Diversos autores defendem a utilização do lúdico em sala de aula como um instrumento metodológico para o ensino da matemática. Propomos neste artigo que os professores devam ter formação para que possam utilizar tal instrumento da melhor forma possível na busca do alcance dos objetivos traçados.

Biografia do Autor

Alexandre Santanna, Universidade Cruzeiro do Sul- UNICSUL

Formado em Matemática, especialista em Educação Matemática e mestrando em Ensino de Ciências e Matemática.

Secretário Adjunto de Habitação da Prefeitura de Guarulhos, Supervisor Escolar ( licenciado)  da Secretaria de Educação de Guarulhos-SP e Prof de Matemática da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

Paulo Roberto Nascimento, Universidade Cruzeiro do Sul- UNICSUL

Mestre e Graduado em Matemática e Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul- UNICSUL

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Publicado

2012-05-10

Edição

Seção

Artigos