Matemática, leitura e aprendizagem Math, reading and learning

Autores

  • Justiani Hollas Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Clairiane Teresinha Hahn Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Rosemari Ferrari Andreis Universidade Comunitária da Região de Chapecó

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2012v7n1p18

Resumo

O ensino de Matemática, aliado à Literatura, parte do pressuposto de que é possível romper a visão cristalizada, frequentemente verificada na prática pedagógica tradicional. Neste âmbito, o presente trabalho tem como objetivo analisar as possibilidades de utilização da Literatura no contexto escolar, aliada a prática pedagógica dos educadores para o ensino e aprendizagem da Matemática, contribuindo, assim, com o desenvolvimento do hábito de leitura de estudantes do Ensino Fundamental. Com base em um estudo bibliográfico, busca-se explorar a viabilidade da utilização da Literatura para o ensino de Matemática como uma alternativa que merece ser inserida no meio educacional. Além disso, desenvolveu-se o estudo de ações pedagógicas, embasadas em concepções da autora Smole e em criações das próprias pesquisadoras, tendo como foco a sala de aula, mais especificamente, turmas de 5ª série do Ensino Fundamental. Por meio da revisão de perspectivas teóricas e da aplicação de atividades elaboradas para estudantes das séries iniciais desse nível de ensino, ressaltou-se a relevância do tema, cujo resultado principal aponta para a viabilidade da utilização da Literatura no processo de ensino eaprendizagem de Matemática como método dinâmico e eficiente para o enfoque à interdisciplinaridade dos conteúdos a serem explorados em ambiente escolar. Evidenciam-se, também, os resultados satisfatórios de aprendizagem e a ampla receptividade dos estudantes para com o método proposto.

Biografia do Autor

Justiani Hollas, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Possui graduação em Matemática - Licenciatura Plena pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó, atualmente é estudante do curso de Pós-Graduação  em Instrumentação Estatística (nível: especialização) na mesma universidade.Atua na rede pública estadual de ensino como professora da disciplina de matemática em séries do ensino médio e ensino fundamental.As linhas de pesquisas desenvolvidas concentram-se principalmente na área da Educação Matemática, visando técnicas de esino e aprendizagem da matemática como uma ciência em consonância com as necessidades e especificidades da realidade escolar.

Clairiane Teresinha Hahn, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

É estudante do curso de graduação em Matemática - Licenciatura Plena da Universidade Comunitária da Regiaão de Chapecó.Desenvolve estudos na área de educação matemática.

Rosemari Ferrari Andreis, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Possui graduação em Ciências - habilitação Ciências e Matemática pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1984), graduação em Ciências Contábeis pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1984), especialização (lato sensu) em Educação Matemática pela Universidade de Passo Fundo - UPF (1992) e especialização (stricto sensu) em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2000). É professora titular da Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ.

Downloads

Publicado

2012-07-13

Edição

Seção

Artigos