Matemática, leitura e aprendizagem Math, reading and learning
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2012v7n1p18Resumo
O ensino de Matemática, aliado à Literatura, parte do pressuposto de que é possível romper a visão cristalizada, frequentemente verificada na prática pedagógica tradicional. Neste âmbito, o presente trabalho tem como objetivo analisar as possibilidades de utilização da Literatura no contexto escolar, aliada a prática pedagógica dos educadores para o ensino e aprendizagem da Matemática, contribuindo, assim, com o desenvolvimento do hábito de leitura de estudantes do Ensino Fundamental. Com base em um estudo bibliográfico, busca-se explorar a viabilidade da utilização da Literatura para o ensino de Matemática como uma alternativa que merece ser inserida no meio educacional. Além disso, desenvolveu-se o estudo de ações pedagógicas, embasadas em concepções da autora Smole e em criações das próprias pesquisadoras, tendo como foco a sala de aula, mais especificamente, turmas de 5ª série do Ensino Fundamental. Por meio da revisão de perspectivas teóricas e da aplicação de atividades elaboradas para estudantes das séries iniciais desse nível de ensino, ressaltou-se a relevância do tema, cujo resultado principal aponta para a viabilidade da utilização da Literatura no processo de ensino eaprendizagem de Matemática como método dinâmico e eficiente para o enfoque à interdisciplinaridade dos conteúdos a serem explorados em ambiente escolar. Evidenciam-se, também, os resultados satisfatórios de aprendizagem e a ampla receptividade dos estudantes para com o método proposto.
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