Os diferentes sentidos das representações dos objetos matemáticos e as atividades de tratamento e conversão entre registros<br>The different meanings of representations of mathematical objects and activities of processing and conversion of records

Autores

  • Karen Hyelmager Gongora Bariccatt UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Rodolfo Eduardo Vertuan UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2012v7n1p32

Resumo

A presente pesquisa objetiva discutir os diferentes sentidos das representações de estudantes do Ensino Médio, a partir de uma questão da prova da Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas, referente ao ano de 2010. A diversidade de registros escritos foi analisada, ainda em relação as atividades de tratamento e de conversão entre diferentes registros de representação semiótica. Neste contexto, verifica-se que a conversão entre registros, presente em algumas resoluções, denota criatividade dos alunos, os quais, por utilizarem diferentes registros de um mesmo conceito matemático, potencializam a aprendizagem deste conceito, bem como a diferenciação entre o objeto matemático representado e a representação em si. 

Biografia do Autor

Rodolfo Eduardo Vertuan, UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (2004), Especialização em Educação Matemática (2005) e mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática também pela Universidade Estadual de Londrina (2007). Atualmente é Doutorando do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL). É professor assistente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, câmpus Toledo, e atua principalmente no curso de Licenciatura em Matemática. Tem experiência na área de Educação Matemática com ênfase em Ensino e Aprendizagem da Matemática, especialmente em Modelagem Matemática e Registros de Representação Semiótica.

Downloads

Publicado

2012-07-13

Edição

Seção

Artigos