Inovação curricular na licenciatura: matemática e cotidiano Curriculum innovation in degree teaching training courses: mathematics and quotidian

Autores

  • Ailton Paulo de Oliveira Júnior Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2012v7n2p104

Resumo

Neste trabalho são apresentadas as ações desenvolvidas na unidade temática “Matemática no Cotidiano”, oferecida nos Cursos de Licenciatura da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM.  O trabalho investigativo foi desenvolvido ao longo do 1º semestre de 2009 e procurou responder à seguinte questão problematizadora: É possível que o aluno compreenda como os conteúdos matemáticos abordados na unidade temática fazem parte de seu cotidiano, a fim de que o futuro docente possa estabelecer as relações entre a matemática da realidade e a da escola? Como resultados, destaca-se o processo que privilegiou a construção de conhecimentos, tanto por parte do aluno quanto por parte do professor, o que proporcionou uma redefinição das bases da relação professor-aluno. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para o avanço das discussões sobre docência universitária, já que a questão da relação teoria e prática são de extrema relevância na formação de professores.

Biografia do Autor

Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Possui graduação em Ciências Estatísticas pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (1988), Licenciatura em Matemática pela Universidade Católica de Brasília (2005), Mestrado em Pesquisa Operacional pelo Instituto Militar de Engenharia (1991), Doutorado em Educação (Didática, Práticas Escolares e Técnicas de Ensino) pela Universidade de São Paulo (2003) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professor do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, coordenador do sub-projeto Matemática Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e coordenador do projeto FAPEMIG Estatística no Cotidiano : Orientando o professor na contextualização da aprendizagem da estatística no ensino fundamental e médio em escolas de Uberaba no estado de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2012-12-13

Edição

Seção

Artigos