Inovação curricular na licenciatura: matemática e cotidiano Curriculum innovation in degree teaching training courses: mathematics and quotidian
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2012v7n2p104Resumo
Neste trabalho são apresentadas as ações desenvolvidas na unidade temática “Matemática no Cotidiano”, oferecida nos Cursos de Licenciatura da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM. O trabalho investigativo foi desenvolvido ao longo do 1º semestre de 2009 e procurou responder à seguinte questão problematizadora: É possível que o aluno compreenda como os conteúdos matemáticos abordados na unidade temática fazem parte de seu cotidiano, a fim de que o futuro docente possa estabelecer as relações entre a matemática da realidade e a da escola? Como resultados, destaca-se o processo que privilegiou a construção de conhecimentos, tanto por parte do aluno quanto por parte do professor, o que proporcionou uma redefinição das bases da relação professor-aluno. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para o avanço das discussões sobre docência universitária, já que a questão da relação teoria e prática são de extrema relevância na formação de professores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).