Inovação curricular na licenciatura: matemática e cotidiano Curriculum innovation in degree teaching training courses: mathematics and quotidian
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2012v7n2p104Abstract
Neste trabalho são apresentadas as ações desenvolvidas na unidade temática “Matemática no Cotidiano”, oferecida nos Cursos de Licenciatura da Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM. O trabalho investigativo foi desenvolvido ao longo do 1º semestre de 2009 e procurou responder à seguinte questão problematizadora: É possível que o aluno compreenda como os conteúdos matemáticos abordados na unidade temática fazem parte de seu cotidiano, a fim de que o futuro docente possa estabelecer as relações entre a matemática da realidade e a da escola? Como resultados, destaca-se o processo que privilegiou a construção de conhecimentos, tanto por parte do aluno quanto por parte do professor, o que proporcionou uma redefinição das bases da relação professor-aluno. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir para o avanço das discussões sobre docência universitária, já que a questão da relação teoria e prática são de extrema relevância na formação de professores.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors hold the copyright and grant the journal the right for their articles' first publication, being their works simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License (CC BY), which allows the sharing of such works with its authorship acknowledged and its initial publication in this journal.
Authors are allowed to enter into separate additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or as a book chapter, with an acknowledgment of its initial publication in this journal).