Gênese de saberes da docência em matemática de professores formadores Genesis of knowledge of teaching in mathematics teacher trainers

Autores

  • Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo UFPA/IEMCI
  • Tadeu Oliver Gonçalves IEMCI-UFPA

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2012v7n2p197

Resumo

Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de doutorado realizada de 2009 a 2011 no PPGECM-UFPA/BRASIL, cujo objeto trata dos saberes de formadores de professores para o ensino de matemática nos anos iniciais da Educação Básica. Neste texto, o principal objetivo foi revelar elementos e fatores catalisadores que permitiram aproximações, com a docência em matemática, de três professores formadores que ministram disciplinas de conteúdo matemático em cursos de Pedagogia de três universidades em Belém-PA. Através da abordagem narrativa, dados de entrevistas semi-estruturadas, questionários semi-abertos e consulta documental foram utilizados. Com isso, chegou-se a conclusão de que saberes referentes à própria matemática e seu ensino foram se constituindo antecipadamente ao ingresso na formação inicial para a docência, tendo ocorrido em meio a um conjunto de contingências e sentimentos relativos à docência matemática, ao sabor de fatos marcantes e significativos em cada trajetória. As experiências vividas na infância e juventude se tornam marcas que os diferenciam entre si e os identificam num grupo que os fazem evocar e valorizar aspectos diversos no que concerne a docência em matemática.

Biografia do Autor

Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, UFPA/IEMCI

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática, professora do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará

Tadeu Oliver Gonçalves, IEMCI-UFPA

Professor do Instituto de Educação matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará-Instituto UFPA. Doutor em Educação, Licenciado em matemática

Downloads

Publicado

2012-12-13

Edição

Seção

Artigos