Gênese de saberes da docência em matemática de professores formadores Genesis of knowledge of teaching in mathematics teacher trainers
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2012v7n2p197Abstract
Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de doutorado realizada de 2009 a 2011 no PPGECM-UFPA/BRASIL, cujo objeto trata dos saberes de formadores de professores para o ensino de matemática nos anos iniciais da Educação Básica. Neste texto, o principal objetivo foi revelar elementos e fatores catalisadores que permitiram aproximações, com a docência em matemática, de três professores formadores que ministram disciplinas de conteúdo matemático em cursos de Pedagogia de três universidades em Belém-PA. Através da abordagem narrativa, dados de entrevistas semi-estruturadas, questionários semi-abertos e consulta documental foram utilizados. Com isso, chegou-se a conclusão de que saberes referentes à própria matemática e seu ensino foram se constituindo antecipadamente ao ingresso na formação inicial para a docência, tendo ocorrido em meio a um conjunto de contingências e sentimentos relativos à docência matemática, ao sabor de fatos marcantes e significativos em cada trajetória. As experiências vividas na infância e juventude se tornam marcas que os diferenciam entre si e os identificam num grupo que os fazem evocar e valorizar aspectos diversos no que concerne a docência em matemática.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors hold the copyright and grant the journal the right for their articles' first publication, being their works simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License (CC BY), which allows the sharing of such works with its authorship acknowledged and its initial publication in this journal.
Authors are allowed to enter into separate additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or as a book chapter, with an acknowledgment of its initial publication in this journal).