Uma abordagem para o ensino de lugares geométricos com o GeoGebra An approach to teaching loci with GeoGebra

Autores

  • Gerson Pastre Oliveira PUC/SP
  • Péricles Bedretchuk Araujo Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2012v7n2p209

Resumo

A pesquisa descrita neste artigo relata uma investigação que teve por bases a Teoria das Situações Didáticas e pressupostos relativos ao emprego de estratégias pedagógicas mediadas por tecnologias para a aprendizagem em Geometria. A sequência didática proposta visou possibilitar aos participantes, estudantes do nono ano do Ensino Fundamental e do segundo ano do Ensino Médio, construir os conceitos de circunferência e mediatriz como lugares geométricos. A investigação empregou atividades nas quais situações do cotidiano, associadas à circunferência e à mediatriz como lugares geométricos, foram apresentados aos alunos. Tais ocorrências foram utilizadas na aprendizagem de geometria, por meio de tarefas de construção, que também permitiram levantar as dificuldades de aprendizagem dos estudantes e suas estratégias, quando em contato com ambientes dinâmicos como os que foram proporcionados pelo GeoGebra. O estudo permitiu considerar que a intervenção mediada pelo software auxiliou os estudantes na superação dos problemas encontrados. Semelhante efeito também pode ser creditado à proposta colaborativa das situações didáticas planejadas.

Downloads

Publicado

2012-12-13

Edição

Seção

Artigos