Uma abordagem para o ensino de lugares geométricos com o GeoGebra An approach to teaching loci with GeoGebra
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2012v7n2p209Abstract
A pesquisa descrita neste artigo relata uma investigação que teve por bases a Teoria das Situações Didáticas e pressupostos relativos ao emprego de estratégias pedagógicas mediadas por tecnologias para a aprendizagem em Geometria. A sequência didática proposta visou possibilitar aos participantes, estudantes do nono ano do Ensino Fundamental e do segundo ano do Ensino Médio, construir os conceitos de circunferência e mediatriz como lugares geométricos. A investigação empregou atividades nas quais situações do cotidiano, associadas à circunferência e à mediatriz como lugares geométricos, foram apresentados aos alunos. Tais ocorrências foram utilizadas na aprendizagem de geometria, por meio de tarefas de construção, que também permitiram levantar as dificuldades de aprendizagem dos estudantes e suas estratégias, quando em contato com ambientes dinâmicos como os que foram proporcionados pelo GeoGebra. O estudo permitiu considerar que a intervenção mediada pelo software auxiliou os estudantes na superação dos problemas encontrados. Semelhante efeito também pode ser creditado à proposta colaborativa das situações didáticas planejadas.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors hold the copyright and grant the journal the right for their articles' first publication, being their works simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License (CC BY), which allows the sharing of such works with its authorship acknowledged and its initial publication in this journal.
Authors are allowed to enter into separate additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or as a book chapter, with an acknowledgment of its initial publication in this journal).