Estudo das percepções de alunos dos cursos tecnológicos sobre modelos financeiros usuais Study of student perceptions of courses on technology common financial models

Autores

  • Helio Rosetti Junior Instituto Federal do ES - IFES
  • Juliano Schimiguel Universidade Cruzeiro do Sul - SP

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2012v7n2p90

Resumo

Este trabalho tem por finalidade discutir os conhecimentos sobre modelos financeiros usuais, bem como conhecimentos econômicos básicos, de alunos dos cursos superiores de tecnologia, na região metropolitana da grande Vitória, estado do Espírito Santo, Brasil. Procura, ainda, a reflexão sobre a importância dos conhecimentos financeiros para a formação desses estudantes, tendo em vista o ingresso no mundo do trabalho e da atuação plena na sociedade. A investigação mostra que os alunos apresentam dificuldades em lidar com os conceitos elementares de finanças. Percebe-se que esses alunos não conseguem estabelecer uma relação consistente entre os conhecimentos financeiros e o contexto comunitário em que vivem.

Biografia do Autor

Helio Rosetti Junior, Instituto Federal do ES - IFES

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo- UFES (1979), especialização em Modelagem Matemática pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Guarapuava (1991) - atual Unicentro-PR, especialização em Administração Pública pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (1991), especialização em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (1991), especialização em Estatística pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1992), Mestrado em Administração com foco em Gestão Financeira pela Universidade de Brasília - UnB (2001). Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL (2010). Atualmente é Professor efetivo do Instituto Federal do Estado do Espírito Santo (IFES) e editor voluntário da revista Científica CET-FAESA, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências, Matemática, Educação Matemática, Cálculo, Equações Diferenciais, Cálculo Numérico, Tecnologia, Mercado, Trabalho, Mundo do Trabalho, Risco, Gestão Financeira, Estratégia, Estatística e Estatística Aplicada. Professor orientador do curso de Especialização PROEJA-IFES. Professor Orientador de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática - EDUCIMAT/IFES. Membro eleito do Comitê de Apoio à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do IFES.

Juliano Schimiguel, Universidade Cruzeiro do Sul - SP

Possui Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2006), Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2002) e Graduação de Bacharelado em Informática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1999). Atualmente é Professor Permanente do Programa de Doutorado/Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul (São Paulo, SP) e Professor do Centro Universitário Anchieta - UNIANCHIETA (Jundiaí, SP). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Interação Humano-Computador (IHC) e Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento web, design e avaliação de interfaces, sistemas de informação geográfica, geoprocessamento, análise de sistemas, UML, UP, ensino-aprendizagem de tecnologias e matemática, conteúdos digitais interativos, objetos de aprendizagem, ambientes virtuais e colaborativos, jogos para o ensino, etc.

Downloads

Publicado

2012-12-13

Edição

Seção

Artigos