Ensino de Geometria: Rumos da Pesquisa (1991-2011) Teaching Geometry: Research Directions (1991-2011)

Rebeca Moreira Sena, Beatriz Vargas Dorneles

Resumo


Este trabalho tem por objetivo verificar quais linhas de pesquisa estão produzindo conhecimentos sobre geometria no Brasil, e em que perspectivas atuam. A revisão teórica está apoiada na análise do processo histórico, feita por Valente (1999), Pavanello (1989/1993), Fiorentini (1994) e Fiorentini e Lorenzato (2006). Foram analisados 101 resumos presente no banco de dados da Capes, no período de 1991-2011. Os resultados evidenciam que a região sudeste é a que mais produz teses sobre o assunto. Indicam que a tendência das produções concentra-se nas linhas de formação inicial e continuada, informática educativa, cognição Matemática e estudos de novos métodos. As pesquisas ainda revelam o descaso com o tema da geometria, assim como a falta de preparo do professor no trato dessa área de conhecimento.


Palavras-chave


Educação Matemática; Geometria; Pesquisa

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/1981-1322.2013v8n1p138

Indexadores, diretórios e base de dados:

                                                                     

 

REVEMAT: R. Eletr. Educ. Mat., UFSC/MTM/PPGECT, Florianópolis, SC, Brasil, eISSN 1981-1322.
 
 

 Licença Creative Commons
Está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.