Reflexões sobre percepções de crianças do 1º ano do Ensino Fundamental sobre o conceito de número Reflections on the perceptions of children 1 year of elementary school on the concept of number

Autores

  • Juliane Dias Guillen Universidade Federal de São Carlos
  • Maria do Carmo de Sousa Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2013v8n2p100

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados de um estudo, de cunho qualitativo e com característica de estudo de caso, o qual tem como objeto as percepções de crianças sobre o conceito numérico. A questão que norteou a investigação foi: como a criança do 1º ano do Ensino Fundamental percebe e desenvolve o conceito numérico enquanto vivencia atividades orientadoras de ensino na forma de jogos? O público alvo se constituiu por crianças do 1º ano do Ensino Fundamental na faixa etária de seis anos, de uma escola municipal do interior do Estado de São Paulo.  Os resultados apontam que a maioria das crianças, ao final do ano letivo, conseguiu compreender os nexos conceituais do número como correspondência um-a-um; agrupamento e valor posicional.

Biografia do Autor

Juliane Dias Guillen, Universidade Federal de São Carlos

Licenciada em Pedagogia e em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos. Professora da rede pública municipal de São Carlos.

Downloads

Publicado

2013-12-16

Edição

Seção

Artigos