Um olhar sobre a matemática presente nas construções das casas na Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra, Arraias, TO A look at the math in this construction of houses in the Quilombola Community Lagoa da Pedra, Arraias, TO

Autores

  • Flavia Caraiba de Castro UFSC
  • Idemar Vizolli UFT

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2013v8n2p144

Resumo

Este artigo é um recorte monográfico e tem como objetivo analisar ideias matemáticas presentes nas construções das casas na Comunidade Quilombola Lagoa da Pedra, Arraias, TO. A coleta de dados ocorreu a partir da observação participante e técnicas de reunião e organização de dados, como fotografias, anotações em diário de campo e depoimentos. A análise das informações obtidas foi inspirada no programa Etnomatemática proposto por D'Ambrosio. Os resultados indicam que a maioria das casas foram construídas em adobe, apresentam características próprias com formas geométricas regulares, o que nos remete a entes típicos da matemática compendiada em livros. Dentre as ideias matemáticas encontradas destaca-se: vértice, ângulo, paralelismo, perpendicularismo, plano, proporção, perímetro, área e figuras geométricas (unidimensionais, bidimensionais e tridimensionais).

Biografia do Autor

Flavia Caraiba de Castro, UFSC

Possui graduação de Licenciatura em Matemática pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (2011). Atualmente é discente do Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Tecnológica na Universidade Federal de Santa Catarina e bolsista Capes.

Idemar Vizolli, UFT

Possui Licenciatura em em Ciências Naturais pela UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (1985) e Matemática pela UNIVERSIDADE DO CONTESTADO (1997), Especialização em Ciências 5ª a 8ª Séries pela UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU, Mestrado em Educação pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (2001) e Doutorado em Educação Educação - Linha de Investigação: Matemática pela UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (2006). Tem experiência na EJA, Educação Básica e no Ensino Superior. Atualmente é professor Adjunto na Universidade Federal do Tocantins, Campus de Arraias. Tem experiência na Educação Básica e Superior. Atua na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, principalmente nos seguintes temas: registro de representação semiótica; Etnomatemática e Educação de Jovens e Adultos.

Downloads

Publicado

2013-12-16

Edição

Seção

Artigos