Indicativos emergentes das questões do SARESP 2010 para o 9º ano do Ensino Fundamental em relação à mobilização de conhecimentos matemáticos<br><i>Emergent indicatives of the Saresp 2010's issues for the 9th year of elementary school in relation to ma</i>

Autores

  • Alessandra Carvalho Teixeira Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Paulista
  • Cintia Aparecida Bento dos Santos Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/1981-1322.2013v8nespp153

Palavras-chave:

Educação Matemática, Conhecimento Matemático, Saresp, Indicativos

Resumo

Este artigo tem como finalidade apresentar indicativos que emergem das 5 questões do Saresp 2010, em se tratando do 9º ano do Ensino Fundamental, em relação à mobilização de conhecimentos matemáticos solicitados dos alunos. Para realizar nossa análise utilizaremos a abordagem teórica da pesquisadora francesa Aline Robert (1998) sobre os níveis de funcionamento do conhecimento esperados dos educandos (técnico, mobilizável e disponível) a qual é fundamental por ter um cunho cognitivo e ser relacionada à forma como os alunos mobilizam conhecimentos matemáticos, o que pode indicar com que grau eles aprendem e passam a dispor das noções matemáticas. As categorizações apontam pontos interessantes quanto às fragilidades apresentadas, uma vez que o que pode ser considerado elementar para alguns, não seja tanto para outros ou, nesse caso, para os alunos. Nossa metodologia é qualitativa com técnica de análise documental. A pesquisa que originou o presente artigo nos permitiu perceber a dificuldade que os alunos apresentam em mobilizar conhecimentos que não sejam de aplicação direta, ou seja, fazer adaptações e/ou modificações, reconhecendo as ferramentas que devem estar disponíveis em cada situação proposta, justapondo saberes.

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Publicado

2013-12-16