Um estudo sobre a noção de esquemas no âmbito da Teoria dos Campos Conceituais<br><i>An study about the notion of schemas under the Conceptual Fields Theory</i>
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2013v8nespp175Palavras-chave:
teoria dos campos conceituais, estratégias pedagógicas, ensino de trigonometriaResumo
Este trabalho tem por finalidade descrever os resultados de uma pesquisa que representa uma das iniciativas de um projeto que pretendeu levantar as possibilidades abertas aos professores de Matemática quando empregam estratégias pedagógicas com base em teorias enunciadas pela chamada “didática francesa”, em especial, neste caso, tendo por referencial a teoria dos campos conceituais. Trata-se de uma investigação que teve como participantes alunos do Ensino Fundamental II cuja tarefa consistia em resolver duas atividades de trigonometria. O artigo traz as análises, realizadas por meio de metodologia qualitativa, com descrição dos esquemas mobilizados pelos estudantes envolvidos, bem como os elementos teóricos fundamentais para a compreensão e embasamento da iniciativa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os artigos e demais trabalhos publicados na REVEMAT - Revista Eletrônica de Matemática passam a ser propriedade da revista. Uma nova publicação do mesmo texto, de iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e data dessa publicação.
REVEMAT: Revista Eletrônica de matemática. UFSC, Santa Catarina, SC, Brasil - - - eISSN: 1981-1322 - - - está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.