Um estudo sobre a noção de esquemas no âmbito da Teoria dos Campos Conceituais<br><i>An study about the notion of schemas under the Conceptual Fields Theory</i>
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2013v8nespp175Abstract
Este trabalho tem por finalidade descrever os resultados de uma pesquisa que representa uma das iniciativas de um projeto que pretendeu levantar as possibilidades abertas aos professores de Matemática quando empregam estratégias pedagógicas com base em teorias enunciadas pela chamada “didática francesa”, em especial, neste caso, tendo por referencial a teoria dos campos conceituais. Trata-se de uma investigação que teve como participantes alunos do Ensino Fundamental II cuja tarefa consistia em resolver duas atividades de trigonometria. O artigo traz as análises, realizadas por meio de metodologia qualitativa, com descrição dos esquemas mobilizados pelos estudantes envolvidos, bem como os elementos teóricos fundamentais para a compreensão e embasamento da iniciativa.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors hold the copyright and grant the journal the right for their articles' first publication, being their works simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License (CC BY), which allows the sharing of such works with its authorship acknowledged and its initial publication in this journal.
Authors are allowed to enter into separate additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or as a book chapter, with an acknowledgment of its initial publication in this journal).
