Avaliação diagnóstica e seu uso no âmbito do projeto Educação Matemática nos Anos Iniciais – EMAI
DOI:
https://doi.org/10.5007/1981-1322.2014v9n1p1Resumo
No presente artigo nosso objetivo é apresentar algumas reflexões sobre avaliações diagnósticas relativas a números e operações, a partir da produção de alunos dos anos iniciais, por meio de protocolos coletados no início do ano letivo de 2013, no âmbito do Projeto Educação Matemática nos anos Iniciais - EMAI, da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. Contextualiza o projeto EMAI e situa a discussão sobre avaliação com vistas a trazer contribuições para a melhor compreensão das finalidades da avaliação diagnóstica como instrumento que além de ajudar a investigar os conhecimentos dos alunos, permite aos professores rever conceitos e valores sobre a prática, individualmente, e enquanto grupo de educadores de uma escola e de um sistema de ensino. Mostra reflexos de um trabalho centrado em expectativas de aprendizagem relacionadas aos números naturais, ao sistema de numeração decimal e ao campo aditivo e a necessidade de mais atenção aos problemas e cálculos do campo multiplicativo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista).